quarta-feira, 8 de abril de 2009

SEM O "EU"

"Quando está fazendo amor, se é total, o eu desaparece"
.
.
.
Você já experimentou um momento total? Então sabe que o eu desaparece imediatamente. Se você está totalmente apaixonado por uma mulher ou por um homem, o eu desaparece. Quando está fazendo amor, se é total, o eu desaparece. Se você sai de manhã para um passeio e é total nisso, nada mais importa, nesses lindos momentos, apenas a manhã e você, você e a manhã, os pássaros, as árvores e o sol. Você está totalmente imerso, profundamente imerso no momento – o eu desaparece.

O desaparecimento do eu é uma bênção. Você saberá o que Buda quer dizer com o “não-eu”, a total bem-aventurança. Ele jamais usa as palavras: “total bem-aventurança”, porque conhece você – você poderia fazer dela um objetivo, e começar a lutar por alcançá-la. Poderia fazer dela o objetivo de um perfeccionista e dizer: “Não descansarei até que me torne totalmente bem-aventurado”. Nesse caso. você não entendeu.
.
.
.
.

A POTENCIALIDADE DO IMPERFEITO

"Se a realidade está sempre crescendo, como ela pode ser perfeita? Se alguma coisa é perfeita, o crescimento é impossível"
.
.
.
.

É aí que nasce o problema: vocês não permitem que seus filhos sejam reais. Fazem com que eles se sintam irreais, vocês os forçam a se sentir falsos, rejeitados, inúteis. E quando essa idéia é criada na mente de vocês, que eles são inúteis do jeito que são, é natural que surja neles um grande desejo de ser perfeitos, e com isto todo o tipo de neurose.

Meu empenho aqui é em ajudar você, não a ser perfeito, mas a abandonar toda essa besteira. Abandonando-a, pela primeira vez você será real. A realidade nunca é perfeita, lembre-se. Se a realidade está sempre crescendo, como ela pode ser perfeita? Se alguma coisa é perfeita, o crescimento é impossível. Só a imperfeição pode sentir a alegria do crescimento.

Você deseja permanecer como uma flor, crescendo, abrindo-se? Ou deseja tornar-se apenas uma pedra morta, perfeita, sem abertura, sem crescimento, sem mudança? Seja imperfeito respeite suas imperfeições, e você poderá alegrar-se e celebrar, poderá ser saudável e inteiro. E não precisará procurar um psiquiatra ou um psicanalista para ficar por anos deitado num divã, falando besteiras. E também não haverá necessidade de qualquer tratamento de choque. Na verdade, se o seu estresse mental desaparecer, o seu corpo se sentirá imediatamente relaxado.
.
.
.
.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

RELACIONAMENTO PATOLÓGICO

"Você está se apegando apenas porque está com medo de perder, com medo de mudar, com medo de se mover para um novo relacionamento"
.
.
.
.
Eu chamo um relacionamento de patológico quando você está se apegando apenas pelo propósito de se apegar, não há nada mais a que se apegar. Você está se apegando apenas porque está com medo de perder, com medo de mudar, com medo de se mover para um novo relacionamento. Porque o novo... Quem sabe o que irá acontecer? Onde irá levar? O novo é perigoso porque o novo ainda não é familiar. O velho é familiar, ajustado; existe uma certa segurança, um conforto, uma conveniência. Quando você começa a se apegar pelo propósito de se apegar, então é patológico, é feio; não irá trazer nenhuma profundeza no seu relacionamento. Toda a profundeza irá desaparecer.
.
Agora, não estou dizendo que, se você está com uma pessoa - com um homem ou uma mulher - e as coisas ainda estão crescendo, mude. Não estou dizendo isso. Não me entenda mal. Existem algumas poucas pessoas que são sensíveis e que continuam descobrindo alguma coisa nova todos os dias. Existem pessoas que são tão estáticas que jamais sentem que as coisas se acabam. A sensibilidade delas, a intensidade delas, a paixão delas continua trazendo novas profundezas. Então está perfeitamente bem.
.

O meu critério é: se um relacionamento está crescendo com profundidade, é perfeitamente bom. Mas se não estiver crescendo, se não estiver se aprofundando, se a intimidade não estiver mais crescendo; tudo parou e você está simplesmente estagnado porque não sabe como deixar e como dizer adeus, então você está destruindo a sua capacidade de amar. É melhor mudar, trocar de parceiro, do que destruir o amor - porque o amor é o objetivo, não o parceiro. Você ama uma pessoa, não pela pessoa, você ama a pessoa pelo amor.
.

O amor é o objetivo. Então, se não estiver acontecendo com essa pessoa, deixe acontecer com outra pessoa, mas deixe acontecer! Permita uma continuidade. Esta continuidade, este fluxo de amor constantemente acontecendo, irá levá-lo mais profundamente nele, irá trazer profundidade, irá trazer novas dimensões, irá trazer novas realizações.
.

Então, lembre-se, se estiver bom com uma pessoa... e por "bom" não quero dizer o que comumente significa quando alguém diz "Eles são um bom casal" ou "Muito legal." Não quero dizer isso; essas palavras apenas ocultam fatos. Mas um relacionamento realmente bonito não é apenas legal; ele é fantástico! Nunca se acomode por menos que isso. Somente um relacionamento fantástico pode trazer profundeza. Se não estiver acontecendo, seja corajoso o suficiente para dizer adeus - sem nenhuma reclamação, sem rancor, sem raiva. O que você pode fazer? Se não estiver acontecendo, não está acontecendo.
.
.
.
.

AMOR OU APEGO?

"Mas se você se apegar muito, então ninguém vai ficar com você, porque ninguém quer uma prisão, ninguém quer que você se torne um par de algemas"
.
.
.
.
A profundidade do amor não tem nada a ver com uma pessoa ou duas pessoas. A profundidade do amor certamente tem a ver com que você deva permanecer sempre no amor. Isto traz profundidade. Agora, por exemplo, você ama um homem ou uma mulher. Por alguns dias, as coisas são realmente fantásticas, as coisas acontecem de uma maneira linda. E então, naturalmente, as coisas começam a ficar chatas. Não há nada de errado nisso, é apenas o próprio curso da natureza. Você se torna acostumado com a mulher, com o seu jeito; ela se torna acostumada com você, com o seu jeito, o seu estilo de vida - e quando tudo é conhecido e não há nada mais de surpreendente, como o relacionamento pode continuar fantástico? A maravilha começa a desaparecer, as coisas se acomodam, tornam-se mundanas, quotidianas, comuns. Isto é o que comumente acontece.
.

Agora você pode continuar a viver com o homem ou com a mulher com a idéia de que, se você mudar de homem ou de mulher, o amor jamais acontecerá profundamente. Mas o amor não irá se aprofundar de qualquer maneira, o amor está se tornando cada dia mais raso. Mais cedo ou mais tarde, você começará a achar que o outro estará sempre aí. Não haverá mais alegria na presença do outro, não ficará excitado com a presença do outro. Pode continuar se apegando...
.

Mas se você se apegar muito, então ninguém vai ficar com você, porque ninguém quer uma prisão, ninguém quer que você se torne um par de algemas. Quanto mais você se apega, mais o relacionamento se torna feio. Primeiro, ele perde a alegria, perde todo o charme, perde todo o magnetismo, então começa a se tornar doente, patológico.
.
.
.
.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

OS CICLOS RESTANTES

Entre os vinte e um e os vinte e oito, em algum lugar, se tudo correr bem do jeito que eu estou dizendo, sem interferência de outros, então vocês se acertam. E o período mais agradável da vida vem dos vinte e oito aos trinta e cinco: o mais alegre, o mais pacífico e harmonioso, porque duas pessoas começam a se derreter e a se fundir uma com a outra.

Dos trinta e cinco aos quarenta e dois, um novo passo, uma nova porta se abre. Se até os trinta e cinco você sentiu profunda harmonia, uma sensação orgástica e tiver descoberto a meditação através disso, então, dos trinta e cinco aos quarenta e dois vocês ajudarão um ao outro a ir mais e mais fundo na meditação sem sexo, porque o sexo neste ponto começa a parecer infantil, juvenil. Quarenta e dois anos é o tempo certo quando a pessoa deveria ser capaz de saber exatamente quem ela é.

Dos quarenta e dois aos quarenta e nove ela vai mais fundo e mais fundo na meditação, mais e mais para dentro de si mesmo, e ajuda o companheiro no mesmo caminho. Eles se tornam amigos. Não mais existe marido e não mais existe esposa. Esse tempo já passou. Isso já deu a sua riqueza para a sua vida. Agora existe alguma coisa mais alta, mais alta que o amor. Isso é amizade, um relacionamento de compaixão para ajudar o outro a ir mais fundo dentro de si mesmo, a se tornar mais independente, a se tornar mais só, como duas árvores altas, separadas mas ainda próximas uma da outra, ou dois pilares num templo suportando o mesmo teto, estando tão próximos e tão separados, tão independentes e tão sós.

Dos quarenta e nove aos cinqüenta e seis essa solitude se torna o foco de seu ser. Tudo no mundo perde o significado. A única coisa significante que permanece é essa solitude.

Dos cinqüenta e seis aos sessenta e três você se torna totalmente o que você está para ser: o florescimento potencial.

Dos sessenta e três aos setenta você começa a ficar pronto para deixar o corpo. Agora você sabe que não é o corpo, você sabe que também não é a mente. O corpo era conhecido como separado de você em algum lugar quando você tinha trinta e cinco anos. Que a mente está separada de você foi conhecido em algum lugar quando você tinha quarenta e nove anos. Agora, tudo mais foi deixado de lado exceto a auto observação. Só a pura consciência, a chama da consciência permanece com você, e isso é a preparação para a morte.

Setenta é a duração de vida natural para o homem. E se as coisas se moverem em seu curso natural, então ele morre com tremenda alegria, em grande êxtase, sentindo-se imensamente abençoado porque a sua vida não foi sem significado e que, pelo menos, ele encontrou o seu lar. E por causa dessa riqueza, dessa realização, ele é capaz de abençoar toda a existência.

Só por estar perto de tal pessoa, quando ela está morrendo, é uma grande oportunidade. Você sentirá, na medida em que ele deixa o corpo, algumas flores invisíveis caindo sobre você. Embora você não possa vê-las, você poderá senti-las."
.
.
.
.

terça-feira, 31 de março de 2009

O 3º e O 4º CICLOS DE 7 ANOS: DE 14 - 21 e DE 21 - 28 ANOS

Dos quatorze aos vinte e um anos
.
.
Dos quatorze aos vinte e um o seu sexo amadurece. E isso é significante para se entender: se o ensaio tiver sido bom no período dos sete aos quatorze quando o sexo amadurece, acontece uma coisa muito estranha que você nem mesmo deve ter pensado a respeito, porque não lhe foi dada a oportunidade.

Eu disse a você que o segundo círculo de sete anos, dos sete aos quatorze, deu a você um vislumbre de antes da peça teatral. O terceiro círculo de sete anos da a você um vislumbre do que vem depois.Você está ainda com garotas ou garotos, mas agora uma nova fase começa em seu ser: você começa a se apaixonar.

Não é ainda um interesse biológico. Você não está interessado em procriar, você não está interessado em se tornar marido ou esposa. Esses são os anos dos jogos românticos. Você está mais interessado na beleza, no amor, na poesia, na escultura, que são fases diferentes de romantismo.

__________

Dos vinte e um aos vinte e oito anos

.
.
Dos vinte e um aos vinte e oito é um tempo em que eles podem se acertar. Eles podem escolher um companheiro. E eles são capazes de escolher agora, através de toda a experiência dos dois círculos passados eles podem escolher o companheiro certo. Não há mais ninguém que possa fazer isso por você. Isso é algo como um pressentimento. Nenhuma aritmética, nenhuma astrologia, nenhuma quiromancia, nenhum I-Ching poderão fazer isso.

Isso é um pressentimento: entrando em contato com muitas, muitas pessoas, de repente alguma coisa dá um clique que nunca deu com qualquer outra pessoa. E isso clica com tanta certeza e tão absolutamente, que você não pode nem mesmo duvidar. Mesmo se você tentar duvidar, você não conseguirá. A certeza é tão tremenda. Com esse clique vocês se acertam.

Entre os vinte e um e os vinte e oito, em algum lugar, se tudo correr bem do jeito que eu estou dizendo, sem interferência de outros, então vocês se acertam. E o período mais agradável da vida vem dos vinte e oito aos trinta e cinco: o mais alegre, o mais pacífico e harmonioso, porque duas pessoas começam a se derreter e a se fundir uma com a outra.
.
.
.
.

segunda-feira, 30 de março de 2009

O 2º CICLO DE 7 ANOS: DE 7 - 14 ANOS

"As pessoas simplesmente seguem se tornando pais e mães sem saber o que estão fazendo"
.
.
.
.
Depois dos sete anos, no próximo ciclo de sete anos, dos sete aos quatorze, algo novo é acrescentado à vida: os primeiros alvoroços da energia sexual da criança. Mas elas são apenas uma espécie de ensaio.

Ser pai é uma tarefa difícil. Assim, a não ser que você esteja pronto para assumir tal tarefa difícil, não se torne um pai. As pessoas simplesmente seguem se tornando pais e mães sem saber o que estão fazendo. Você está trazendo uma vida à existência e todo o cuidado do mundo será necessário.

Agora, quando a criança começa a brincar com seus ensaios sexuais, é o tempo em que os pais mais interferem, porque foi assim que fizeram com eles. Tudo o que eles sabem é o que foi feito com eles, assim eles seguem fazendo o mesmo com as suas crianças. As sociedades não permitem ensaio sexual, pelo menos não permitiram até o século XX, exceto nas duas e três últimas décadas em alguns países muito avançados. Agora já existem escolas mistas para as crianças, mas em um país como a Índia, mesmo agora, a educação mista começa a surgir apenas no nível universitário.

O menino de sete anos e a menina de sete anos não podem estar no mesmo internato. E este é o momento para eles, sem qualquer risco, sem perigo de gravidez, sem que quaisquer problemas surjam para suas famílias; este é o momento em que lhes deveriam ser permitidas todas as brincadeiras.

Sim, isso terá uma conotação sexual, mas será só um ensaio, não se trata de um drama teatral verdadeiro. E se você não permitir a eles nem mesmo esse ensaio, de repente então, um dia a cortina se abrirá e o verdadeiro drama começará... E eles não saberão o que está acontecendo e não haverá nem mesmo aquela pessoa escondida no palco para lhes soprar o que devem fazer. Você terá bagunçado a vida deles completamente.

Esses sete anos, o segundo ciclo da vida, são significantes como um ensaio. Eles se encontrarão, se misturarão, brincarão e se conhecerão. E isso ajudará à humanidade a se livrar de quase noventa por cento das perversões. Se às crianças dos sete aos quatorze for permitido estarem juntas, nadarem juntas, estarem nuas juntas, noventa por cento das perversões e noventa por cento das pornografias irão simplesmente desaparecer. Quem irá dar atenção a essas coisas?

Quando um garoto conheceu tantas garotas nuas, que interesse uma revista tipo Playboy poderá ter para ele? Quando uma garota tiver visto tantos garotos nus, eu não vejo qualquer possibilidade de existir curiosidade a respeito do outro. Isso simplesmente desaparecerá. Eles irão crescer juntos naturalmente, não como duas espécies diferentes de animais. É assim que eles crescem agora, como duas espécies diferentes de animais. Eles não pertencem à mesma espécie humana, eles são mantidos separados. Mil e uma barreiras são criadas entre eles, e não lhes permitem qualquer ensaio de sua vida sexual que está chegando...

Se você tiver feito o dever de casa direitinho, se você tiver brincado com sua energia sexual exatamente com o espírito de um desportista (e naquela idade este é o único espírito que você poderia ter), você não se tornará um pervertido, um homossexual. Todo tipo de coisas estranhas não virão à sua cabeça, porque você está se movendo naturalmente com o outro sexo e o outro sexo está se movendo com você. Não haverá qualquer bloqueio e você não estará fazendo nada errado com quem quer que seja. Sua consciência estará clara porque ninguém pôs nela idéias do que é certo e do que é errado. Você simplesmente está sendo o que você é.
.
.
.
.

domingo, 29 de março de 2009

O 1º CICLO DE 7 ANOS: DE 0 - 7 ANOS

"Ela não deveria ser convertida ao hinduismo, ao islamismo, ao cristianismo. Qualquer um que esteja tentando converter a criança, não tem compaixão, é cruel, está contaminando a própria alma de um viçoso recém-chegado"
.
.
.
.
Os primeiros sete anos são os mais importantes porque os alicerces da vida estão sendo assentados. É por isso que todas as religiões estão muito preocupadas em agarrar as crianças o mais rápido possível. Os judeus circuncidam as crianças. Que bobagem! Mas eles estão carimbando a criança como uma judia. Essa é uma maneira primitiva de carimbar. Ainda se faz isso com o gado aqui nas redondezas.

Aqueles primeiros sete anos são os anos em que você é condicionado, é preenchido com todos os tipos de idéias que irão atormentá-lo ao longo de toda a sua vida, que irão distraí-lo de sua potencialidade, que irão corrompê-lo, que nunca irão lhe permitir ver claramente. Elas sempre virão como nuvens diante de seus olhos e irão fazer com que tudo fique confuso. As coisas são claras, muito claras. A existência é absolutamente clara. Mas os seus olhos têm camadas e mais camadas de poeira.

E toda essa poeira foi arranjada nos primeiros sete anos de sua vida, quando você era tão inocente, tão confiante, que qualquer coisa que lhe fosse dita você aceitava como sendo verdadeira. E mais tarde, será muito difícil você descobrir tudo aquilo que entrou em seus alicerces. Terá se tornado quase parte de seu sangue, ossos, de sua própria medula. Você perguntará mil outras questões, mas você nunca perguntará a respeito dos alicerces básicos de suas crenças.

A primeira expressão de amor para com a criança é deixá-la absolutamente inocente em seus primeiros sete anos, sem condicionamento, deixá-la por sete anos completamente selvagem, uma pagã. Ela não deveria ser convertida ao hinduismo, ao islamismo, ao cristianismo. Qualquer um que esteja tentando converter a criança, não tem compaixão, é cruel, está contaminando a própria alma de um viçoso recém-chegado. Antes mesmo que a criança tenha formulado perguntas, ela já terá recebido respostas com filosofias , dogmas e ideologias pré-fabricadas. Essa é uma situação muito estranha. A criança não perguntou a respeito de Deus e você já está lhe ensinando. Por que tanta impaciência? Espere!

Se algum dia a criança demonstrar interesse por Deus e começar a perguntar a respeito, então tente dizer a ela não apenas a sua idéia sobre Deus, porque ninguém tem qualquer monopólio. Coloque diante dela todas as idéias de Deus que estiveram presentes em diferentes povos, em épocas diferentes, por religiões, culturas e civilizações diferentes. E lhe diga: 'Você pode escolher dentre essas aquela que mais lhe atrai. Ou você pode inventar a sua própria, se nenhuma estiver adequada. Se todas lhe parecerem defeituosas, e você achar que pode ter uma idéia melhor, então invente a sua própria. Ou se você achar que não há jeito de inventar uma idéia sem falhas, então abandone toda essa história, ela não é necessária. Um homem pode viver sem Deus.'

Não há qualquer necessidade de que o filho tenha que concordar com o pai. Na verdade parece muito melhor que ele não tenha que concordar. É assim que a evolução acontece. Se toda criança concordar com o pai, então não haverá qualquer evolução, porque o pai terá concordado com seu próprio pai, e todo mundo estará no ponto em que Deus deixou Adão e Eva: nus e expulsos do jardim do Éden. Todo mundo estará lá. O homem tem evoluído porque os filhos têm discordado de seus pais, dos pais de seus pais e de todas as tradições. Toda essa evolução é uma tremenda divergência com o passado. Quanto mais inteligente você for, mais você irá discordar. Mas os pais valorizam as crianças que concordam e condenam as que discordam.

Até os sete anos, se a criança puder ser deixada inocente, não corrompida pelas idéias dos outros, assim tornar-se-á impossível distraí-la de seu crescimento potencial.Os primeiros sete anos da criança são os mais vulneráveis. E elas estão nas mãos dos pais, dos professores, dos padres....

Como defender as crianças dos pais, dos padres e dos professores é uma questão de tamanha proporção que parece quase impossível de se fazer. Não é uma questão de ajudar a criança. A questão é proteger a criança. Se você tiver uma criança, proteja-a de si mesmo. Proteja a criança dos outros que possam influenciá-la, pelo menos até os sete anos, proteja-a. A criança é como uma pequena plantinha, fraca e suave. Um simples vento forte pode destruí-la, qualquer animal pode comê-la. Você põe um fio protetor ao redor dela, mas não a aprisiona, você está simplesmente protegendo-a.Quando a planta estiver maior, o fio será removido.

Proteja a criança de todo tipo de influência de modo que ela possa permanecer ela mesma. E isso é só uma questão de sete anos, porque então o primeiro círculo estará completo. Aos sete anos ele estará bem enraizado, centrado, forte o suficiente. Você não sabe o quanto uma criança de sete anos pode ser forte porque você só tem visto crianças corrompidas. Elas carregam os medos e a covardia de seus pais, mães e familiares. Elas não são elas mesmas.

Se uma criança permanecer sem ser corrompida por sete anos... Você ficará surpreso ao encontrar tal criança. Ela será tão afiada como uma espada. Seus olhos serão claros, seus insights serão claros. E você verá nela uma tremenda força que você não poderá encontrar nem mesmo num adulto de setenta anos.

Se você é um pai (ou mãe), você precisará muito dessa coragem para não interferir. Abra portas para direções desconhecidas de modo que a criança possa explorá-las. Ela não conhece o que ela tem dentro dela, ninguém sabe. Ela terá que tatear no escuro. Não faça com que ela tenha medo do escuro, não faça com que ela tenha medo do fracasso, não faça com que ela tenha medo do desconhecido. Dê a ela suporte. Quando ela estiver indo para uma jornada desconhecida, ofereça a ela todo o seu suporte, com todo o seu amor, com todas as suas bênçãos.

Não deixe que ela seja afetada pelos seus medos. Você pode ter medos, mas mantenha-os consigo mesmo. Não descarregue esses medos em cima da criança, porque isso será interferência.
.
.
.
.

CICLOS DOS SETE ANOS

"O máximo que eu sei é que a vida se move em ciclos de sete anos"
.
.
.
.
A vida tem ciclos de sete anos, ela se move em círculos de sete anos exatamente como a terra faz uma rotação em seu eixo em vinte e quatro horas. Ninguém sabe porque não são nem vinte e cinco nem vinte e três horas. Não há nenhum jeito de se responder isso. É simplesmente um fato.
.
Assim, não me pergunte porque a vida se move em círculos de sete anos. Eu não sei. O máximo que eu sei é que ela se move em círculos de sete anos. E se você compreender esses círculos de sete anos, você compreenderá uma grande coisa sobre o crescimento humano.
.
.
.
.

sexta-feira, 27 de março de 2009

TRÊS COISAS

"Dentro de uma semana verá que seu estilo e sua vibração mudaram e você está se tornando muito feliz sem razão alguma"
.
.
.
Se você tiver uma imaginação forte e souber usá-la de forma consciente, pode ser de grande ajuda. Qualquer habilidade que uma pessoa tenha deve ser usada, caso contrário se torna uma pedra em seu caminho. O melhor é superar essa barreira e transformá-la em um degrau. Comece fazendo três coisas.

A primeira é imaginar-se tão feliz quanto possível. Portanto, logo pela manhã, saia da cama com um sentimento radiante, positivo e cheio de expectativas - como se algo perfeito fosse surgir ou acontecer nesse dias, como se algo excepcional e extraordinário estivesse esperando por você. Imagine-se muito feliz. Faça isso diversas vezes durante o dia. Dentro de uma semana verá que seu estilo e sua vibração mudaram e você está se tornando muito feliz sem razão alguma.

Em segundo lugar, imagine que está nas mãos de Deus. Como se você fosse dormir em seu colo. Visualize isso e durma com essa imagem, de forma que ela o acompanhe durante o sono.

A terceira coisa é não imaginar nada que seja negativo, porque, se você tiver uma grande capacidade criativa, pensar em coisas ruins funciona como um imã. Se você achar que está ficando doente, ficará doente. Se achar que uma pessoa que está se aproximando será rude, ela será de fato. Sua própria imaginação criará a situação.
.
.
Trecho do livro Uma Farmácia para a Alma
.
.
.
.

quinta-feira, 26 de março de 2009

TEMPO E ESCASSEZ

"Toda economia depende da escassez: se alguma coisa é escassa, ela se torna valiosa"
.
.
.
O oriente vive imerso em mitos. Um mito significa uma tema repetitivo, o essencial está sempre no presente. No ocidente os mitos não têm sentido. Se você puder provar que uma coisa é itológica, ela perde seu sentido. É preciso provar sempre que foram fatos históricos, que aconteceram dentro do tempo. É necessário (no ocidente) ser absolutamente preciso.

Como eu disse antes, este conceito linear de uma vida única cria ansiedade. Por isso, quando você fica em silêncio, sozinho, fica preocupado. Uma coisa é certa para você: o tempo está sendo disperdiçado. Você não está fazendo nada, está apenas sentado. Por que você está disperdiçando sua vida? E esse tempo não pode ser recuperado, porque no ocidente se ensina que tempo é dinheiro.

Isso está absolutamente errado, porque a riqueza é criada pela escassez e o tempo não é escasso. Toda economia depende da escassez: se alguma coisa é escassa, ela se torna valiosa. Mas o tempo não é escasso, está sempre presente. Não é possível esgotá-lo, então o tempo não pode ser econômico e, portanto, não pode representar riqueza.

Ainda assim continuam ensinando que o tempo é uma riqueza que não deve ser desperdiçada, pois não voltará.
.
.
.
Trecho do livro Aprendendo a Silenciar a Mente
.
.
.
.

terça-feira, 24 de março de 2009

O MELHOR DO PIOR

"... mas você também se agarra à miséria, você não a deixa ir"
.
.
.
.
O medicamento é o mais baixo tipo de tratamento. Mas parece que nós esquecemos tudo, assim nós temos que depender dos medicamentos e ficar rabugentos e tristes - como se você estivesse perdendo uma grande alegria que havia quando você estava no escritório! No escritório você era miserável - simplesmente um dia de folga, mas você também se agarra à miséria, você não a deixa ir.
.
Faça todas as coisas criativas, faça o melhor a partir do pior - isso é o que eu chamo de arte. E se um homem viveu toda a vida fazendo a todo momento uma beleza, um amor, um desfrute, naturalmente a sua morte será o supremo pico no empenho de toda a sua vida.
.
Os últimos toques... sua morte não será feia como ordinariamente acontece todo dia com todo mundo. Se a morte é feia, isso significa que toda a sua vida foi um desperdício. A morte deveria ser uma aceitação pacífica, uma entrada amorosa no desconhecido, um alegre despedir-se dos velhos amigos, do velho mundo...
.
Comece com a meditação e muitas coisas crescerão em você - silêncio, serenidade, êxtase, sensibilidade. E o que quer que venha com a meditação, tente trazer para a sua vida. Compartilhe isso, porque tudo o que é compartilhado cresce mais rápido. E quando você atingir o momento da morte, você saberá que não existe morte. Você pode dizer adeus, não existe nenhuma necessidade de lágrima de tristeza - talvez lágrimas de felicidade, mas não de tristeza.
.
.
_______________________Textos de Osho em Osho Brasil
.
.
.
.

segunda-feira, 23 de março de 2009

NATURAL É SEM ESFORÇO

"Essa é a minha observação em milhares de pessoas: elas dão toda a sua energia para se manterem miseráveis"
.
.
.
.
Isso é uma coisa muito estranha: para permanecer miserável, você precisa colocar muita energia nisso. Para permanecer alegre, você não precisa de qualquer energia, de jeito algum. A felicidade é grátis, ela nada custa. A miséria você precisa fazer por merecer. Se você quiser ser miserável, muito esforço será necessário para permanecer miserável. É um estado muito antinatural. Um punho cerrado é antinatural; uma mão aberta é natural. A mão aberta não necessita energia, caso contrário você se sentiria cansado; ao final do dia você estaria morto de cansado por ter ficado todo o dia com a mão aberta. Daí, você dirá, 'Por todo o dia eu mantive minhas mãos abertas e agora eu estou me sentindo muito cansado.' Qualquer dia, mantenha o seu punho fechado por todo o tempo e ao final da tarde você se sentirá realmente cansado. O natural é a mão aberta.

Um coração aberto é um fenômeno natural; um ser aberto é simplesmente natural. Um ser fechado é muito antinatural, muito artificial; você tem que colocar toda a sua energia nisso. Essa é a minha observação em milhares de pessoas: elas dão toda a sua energia para se manterem miseráveis. Permanecer no inferno é um grande investimento. Não é fácil, é muito difícil. Você precisa ser muito forte para estar no inferno, muito teimoso, decidido. (...) Você tem que ser duro como um diamante, somente então você pode permanecer no inferno. Se não for assim... ninguém está impedindo o seu caminho. Basta relaxar e você entra no céu, o relaxamento é a porta.
.
.
.
.

quinta-feira, 19 de março de 2009

MAL COMPREENDIDO

"Eu sou mal compreendido em toda parte. E eu não acho que isto seja de maneira alguma desrespeitoso para mim. Isso é um elogio"
.
.
.
.
P: - Osho, por que você é tão mal compreendido em toda parte?
.
R: - Esta é a maneira da humanidade progredir. Sempre que alguém diz algo contra a tradição, contra o sistema estabelecido – político ou religioso – é muito provável que ele seja mal compreendido. Mas isto não é algo novo.
.
Você pode dar uma olhada no passado, o mais longe possível, e sempre encontrará algumas pessoas sendo mal compreendidas. Mas são aquelas pessoas que trouxeram para você a civilização e a cultura. Você deve a sua consciência e crescimento àquele pequeno grupo de pessoas.
.
Sócrates foi mal compreendido. Nós não sabemos quem foram as pessoas que o compreenderam mal, nem sabemos quem foram os juizes que pronunciaram sua sentença de morte. Todos eles foram esquecidos. Mas o nome de Sócrates permanecerá até quando houver um último ser humano sobre a terra, pela simples razão que ele se levantou sozinho contra toda a multidão, contra toda a velha mente tradicional e supersticiosa.
.
É fácil matar um homem como Sócrates, mas é difícil matar o seu espírito, é absolutamente impossível destruir seus argumentos. Sócrates foi envenenado, mas seus argumentos e sua declaração a respeito da verdade ainda permanecem e têm sido adotados. Pouco a pouco a verdade chega aos corações dos homens. Isso leva tempo - as tradições são muito profundas. Elas têm raízes que se extendem pelo passado, e além disto, os interesses ocultos estão com o poder político, com as instituições religiosas, e naturalmente temos medo de que eles possam destruir-nos. É melhor estar com eles, pois é perigoso estar com um homem como Sócrates ou Goutama Buda.
.
Eu sou mal compreendido em toda parte. E eu não acho que isto seja de maneira alguma desrespeitoso para mim. Isso é um elogio. Quanto mais amplamente eu for mal compreendido, melhor. Certamente Sócrates não foi tão amplamente mal compreendido – ele foi mal compreendido apenas em Atenas. Goutama Buda foi mal compreendido apenas em Bihar. Eles não foram tão afortunados quanto eu. Eu sou mal compreendido por todo o mundo.
.
.
.
.

quarta-feira, 18 de março de 2009

POLÍTICOS E POLÍTICA

"Se ele não tivesse sido pego, nós nunca pensaríamos que ele era um criminoso"
.
.
.
.
Existem dois tipos de criminosos: os que são bem sucedidos, que se tornam poderosos e fazem história, e os criminosos sem sucesso que são presos nas grades, nas prisões e morrem com uma morte infame; vivem e morrem inexpressivamente.

De vez em quando um criminoso bem sucedido é pego. O presidente Nixon, por exemplo, foi pego. Se ele não tivesse sido pego, nós nunca pensaríamos que ele era um criminoso. Ele poderia ter permanecido na história como um grande presidente de uma grande nação.

É importante lembrar o que Mao-Tsé-Tung, da China, disse quando Nixon, totalmente envergonhado, renunciou à presidência. Ele disse, ‘eu não compreendo de jeito algum que crime Nixon cometeu, porque nós, políticos, fazemos as mesmas coisas em todo lugar. O único erro daquele pobre homem foi ter sido pego, não que ele tenha cometido algum crime, mas ter sido pego.’

E você precisa saber que mesmo depois, quando Nixon já não era mais presidente, Mao-Tsé-Tung enviou um avião presidencial especialmente para pegá-lo e trazê-lo para passar umas férias na China, para lhe dar consolo e lhe dizer, ‘Você nada fez de errado. Não se sinta culpado. Todo político faz o mesmo: você apenas tem que ser cuidadoso ao fazer as coisas.’
.
.

OSHO – The Path of the Mystic - Disc. 42 – pergunta n° 1
Tradução: Sw. Bodhi Champak
.
.
.
.