quarta-feira, 11 de março de 2009

O EGO [ II ]

"Você espera algo e justamente o contrário aconteceu - seu ego fica estremecido"
.
.
.

Tente entender isso. E comece a procurar o ego - não nos outros, isso não é da sua conta, mas em você. Toda vez que se sentir infeliz, imediatamente feche os olhos e tente descobrir de onde a infelicidade está vindo, e você sempre descobrirá que o falso centro entrou em choque com alguém.

Você esperava algo e isso não aconteceu. Você espera algo e justamente o contrário aconteceu - seu ego fica estremecido, você fica infeliz. Simplesmente olhe, sempre que estiver infeliz, tente descobrir a razão. As causas não estão fora de você. A causa básica está dentro de você - mas você sempre olha para fora, você sempre pergunta: 'Quem está me tornando infeliz?' 'Quem está causando a minha raiva?' 'Quem está causando a minha angústia?'

Se você olhar para fora, você não perceberá. Simplesmente feche os olhos e sempre olhe para dentro. A origem de toda a infelicidade, da raiva e da angústia, está oculta dentro de você, é o seu ego. E se você encontrar a origem, será fácil ir além dela. Se você puder ver que é o seu próprio ego que lhe causa problemas, você vai preferir abandoná-lo - porque ninguém é capaz de carregar a origem da infelicidade, uma vez que a tenha entendido.

Mas lembre-se, não há necessidade de abandonar o ego. Você não o pode abandonar. E se você tentar abandoná-lo, simplesmente estará conseguindo um outro ego mais sutil, que diz: 'tornei-me humilde'...
.
.
Trecho de Além das Fronteiras da Mente
.
.
.
.

3 comentários:

Gabriela Castro disse...

As pessoas não são o nosso desassossego. Nós somos o nosso próprio desassossego. Ninguém pode nos fazer infelizes sem a nossa permissão.
Beijos

ZANCANARO JOIAS e DESIGN disse...

Ola!
Tudo bem?
Ja a primeira vista adorei seu blog. Os temas aqui abordados sao bem interessantes.
Sempre que possivel vou acessar seu blog pra ler seus textos.
Ja vou tambem acompanhar o blog porque adorei mesmo, muito bom.
bjs

Anônimo disse...

Entretanto,se a infelicidade aparentemente vem de um relacionamento desastroso e se você vai buscar a solução e a origem no seu pr'prio ego, você é taxado de egoista.
E a coisa descamba, de vez!