domingo, 8 de março de 2009

CAMINHO PARA DENTRO

"Quando se começa a levar adiante a decisão, cuidados devem ser tomados para que tudo possa acontecer de uma maneira confortável e relaxada." Mestre Lu-Tzu
.
.
.
.

Esta é a primeira coisa a ser entendida. Uma vez que você tome a decisão de seguir o caminho para dentro, uma vez que você tome a decisão de ser um sannyasin, de ser um meditador, uma vez que você tome a decisão que agora o interior está chamando e você vai procurar e buscar pela questão 'Quem sou?', então a primeira coisa a ser lembrada é: não se mova de uma maneira tensa. Mova-se de uma maneira muito relaxada, certifique-se de que sua jornada interior está confortável. Isto agora é de imensa importância.
.
Normalmente este primeiro erro acontece a todo mundo. As pessoas começam a fazer sua jornada interior desnecessariamente complicada, desconfortável. Isto acontece por uma certa razão. As pessoas estão raivosas com os outros em sua vida normal. Elas estão violentas com os outros. Em suas extrovertidas jornadas normais elas são sádicas: elas gostam de torturar os outros, de derrotar os outros, de competir com os outros, de conquistar os outros. Todo o seu prazer está em como fazer os outros se sentirem inferiores a elas. Isto é a sua jornada extrovertida. Isto é a política.
.
Esta é a mente política, constantemente tentando tornar-se superior aos outros, legalmente ou ilegalmente, mas mantendo o constante esforço para derrotar os outros, a qualquer custo. Mesmo que o outro tenha que ser destruído, então que ele seja destruído. Mas há que se vencer: ser o primeiro-ministro, ser o presidente, ser isto ou aquilo, a qualquer custo. E todos são inimigos, pois todos são competidores. Lembre-se disto: toda a sua educação prepara-o e dá-lhe prontidão para lutar. Ela não o prepara para a amizade e o amor; ela o prepara para o conflito, a inimizade e a guerra.
.
.
_______________Trecho do livro The Secret of Secrets - vol. II
_______________Tradução: Bodhi Champak
.
.
.

2 comentários:

. disse...

Será mesmo verdade que necessáriamente estamos em disputa com os outros para sermos maiores enquanto os outros menores?
Parece-me que uma situação que acontece comumente torna-se verdade absoluta neste conselho. Mente política tem esse conselheiro que se coloca como a fonte de verdade, e seu caminho como o que leva ao mundo interior. Gostaria de saber o que fazer como viver sozinho neste mundo interior...
abraços

Prazer em viver disse...

Quanta luz tenho encontrado neste blog.