sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SEPULTURA

As pessoas têm se tornado tão voltadas para fora que não conseguem, nem mesmo por um simples momento, sentar em silêncio. Esta é a coisa mais difícil no mundo. As pessoas não param quietas. Qual é o medo? O medo é que você pode encontrar o seu vazio e uma vez que ele seja encontrado, a sua vida perde todo o interesse, todo o sabor, todo o sentido e significado. Todo mundo está fugindo de si mesmo. E chamam de divertimento a essa fuga de si mesmo.

A vida do homem ocidental pode ser dividida em duas partes: a primeira é se divertindo e a segunda é tendo ressaca. Com o tempo, a ressaca se torna mais prolongada que o divertimento. E ele segue, num círculo vicioso, entre essas duas partes, desperdiçando sua vida e não chegando a lugar algum.

Não se pode dizer que chegar ao cemitério significa chegar a algum lugar. Isto simplesmente significa que agora a roda está tão cansada e tão entediada com os divertimentos e com as ressacas sofridas que ela quer descansar dentro de uma sepultura.

As pessoas descansam apenas em suas sepulturas.
Fora da sepultura, não há tempo para descansar.

.

4 comentários:

Sandra disse...

Muito interessante este texto. Ontem ainda estava lendo um texto sobre isso.
Realmente, as pessoas não param mais, para ouvir o seu silêncio inteior. será que realmente é por medo??
ou por outro morivo??
Esta ai algo para ser pensado e discutido.
As pesoas estão sempre correndo em busca de algo, que muitas vezes, estam dentro de si, próprias.
Com carinho
Sandra

O homem e a mente disse...

As pessoas vivem baseadas no externo, nas preocupações. A busca pelo interior muitas vezes revela emoções, memórias e sentimentos que a pessoa não está preparada para enfrentar.

As pessoas estão sempre a correr por algo porque querem controlar tudo, porque o mundo criou a ilusão que podemos controlar tudo, aliás, o homem está a tentar controlar até a natureza. O medo da perda, todos vivem com o medo da perda, com o medo de não ser aceite, com o medo de ser o que o exterior quer, principalmente com o medo de não ter.

Um assunto que por si só seria um post :D

angela disse...

Olhar para si, encarar a solidão e a impermanência é angustiante, mas é a única maneira de encontrar alguma paz.
Bom final de semana

Úrsula Avner disse...

Olá meu caro Carlos, estou passando para agradecer sua visita e interesse em seguir o Entrelinhas e olhares. Obrigada pela gentileza. Volte sempre que puder. Grande abraço.