terça-feira, 17 de novembro de 2009

O NÃO FAZER

O fazer é do lado de fora; o não-fazer é do lado de dentro. O não-fazer é o seu ser privado, o fazer é o seu ser público. Eu não estou lhe ensinando que se torne santo. Se assim fosse, seria muito fácil: não faça isto, faça aquilo; simplesmente mude a periferia, mude os seus atos.

Eu estou tentando uma coisa totalmente diferente: uma mutação. Não é uma mudança de uma parte da periferia em outra parte da periferia, mas uma transmutação da periferia para o centro. O centro está vazio, ele é absolutamente vazio. Ali, você é. Ali é ser, não-fazer.

Algumas vezes isto vai acontecer: sentado diante de mim, você vai se perguntar o que está fazendo aqui. Nada. Você nada está fazendo aqui. Você está aprendendo como estar simplesmente, não como fazer; como não fazer coisa alguma: não ação, não movimento... como se tudo parasse, o tempo parasse. E em tal momento sem movimento, você está em sintonia com o presente, você está em sintonia com Deus.

.

Nenhum comentário: