terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A CRIANÇA

A criança obediente é elogiada pelos seus pais, pelos professores, por todo mundo, enquanto a criança brincalhona é condenada. O seu espírito brincalhão pode ser absolutamente inofensivo, mas ele é negado porque potencialmente existe um perigo de rebelião. Se a criança continuar crescendo com total liberdade para ser brincalhona, ela vai acabar sendo um rebelde. Ela não será facilmente escravizada, ela não se alistará facilmente num exército para destruir pessoas ou ser destruída.

Uma criança rebelde acabará se tornando um jovem rebelde. Depois você não conseguirá forçá-lo a se casar, a aceitar um determinado trabalho; e a criança não poderá ser forçada a preencher os desejos e vontades não realizados de seus pais. Um jovem rebelde seguirá o seu próprio caminho. Ele viverá a sua vida de acordo com seus próprios desejos internos e não de acordo com os ideais de outras pessoas.

O rebelde é basicamente natural. A criança obediente está quase morta; então os pais ficam muito felizes porque ela está sempre sob controle.

O homem é estranhamente doente: ele quer controlar as pessoas. Controlando as pessoas o seu ego fica satisfeito, ele é alguém especial. Ele próprio também quer ser controlado, porque assim ele não é mais responsável.

Por todas essas razões, o espírito brincalhão é sufocado, é esmagado desde o início.

.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Blog SOL - SaúdeOnLine


Link: Blog SOL

.

O blog SOL – Saúde On Line – surgiu da importância inestimável de se abordar assuntos relacionados à saúde e às enfermidades que acometem a população, informando-a em linguagem acessível e de fácil compreensão.

O principal enfoque será relacionado à Urologia e áreas afins. Entretanto, outras especialidades serão também abordadas, especialmente quando apresentarem novidades ou quando o interesse dos seguidores do blog assim o solicitar.

O presente blog não tem a pretensão de ser um espaço absolutamente atualizado sobre questões médicas e correlatas, até porque essas são sempre áreas de debates, dúvidas e incertezas, além da extrema velocidade como a Medicina se desenvolve, particularmente quando considerada a última década.

Entretanto, o Blog SOL procurará sempre trazer novidades, atualizações, artigos e entrevistas com os principais profissionais de nossa cidade, de nosso país e – quando possível – de outros centros mundiais de saúde.

Espero que este blog seja de real valor na vida das pessoas e que sirva de estímulo para a incansável busca da saúde e de uma vida longa e digna.

Carlos Bayma

.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TÚNEL

Você pode viver muito superficialmente, você pode evitar a noite escura da alma, mas se você evitar a noite escura da alma, você estará evitando todos os seus tesouros. Você estará evitando o próprio significado da sua vida e existência. Desse modo, o homem inteligente assume o desafio e entra no túnel escuro, que parece ser sem fim. Mas ele termina um dia.

Se você for com coragem, sabendo que pessoas foram além dele – essa é a beleza de se estar com um mestre, porque você sabe que, pelo menos, um exemplo está diante de você e com você, alguém que está esperando fora do túnel e que o está chamando constantemente para entrar no túnel... porque, a menos que você entre, você não pode sair dele. Não há como se desviar dele.

Há milhares de impostores no mundo, e o trabalho deles é o de lhes dizer como se desviar da escuridão e do sofrimento e da tristeza e simplesmente tornar-se iluminado. Basta uma meditação transcendental, repetindo um certo nome, e você se tornará uma alma realizada. Não há nenhuma conexão nisso, não há nenhum trabalho autêntico. O que acontecerá ao seu inconsciente? O que acontecerá ao seu inconsciente coletivo? Você está tentando desviar-se deles, simplesmente abandonando-os. Esse não é o caminho.

.

sábado, 5 de dezembro de 2009

PROBLEMAS...

Assim, a respeito de problemas, é preciso ser muito particular. Primeira coisa: se você puder abandoná-los, deixá-los de lado, é melhor que resolvê-los. Se eles não puderem ser abandonados, somente então, tente resolvê-los. E a minha compreensão é de que se você estiver pronta para abandoná-los, noventa e nove por cento dos problemas poderão ser abandonados. Não há necessidade alguma de resolvê-los – eles não valem o esforço.

Se você viver muito tempo com os problemas, eles tendem a se tornar parte de seu ser. Então, uma parte de seu ser se agarra a eles e outra parte tenta resolvê-los – existe uma dicotomia. Então você se move para direções diametralmente opostas, porque uma parte tornou-se tão acostumada a eles que sem eles não será capaz de viver.

.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

VALOR INTRÍNSECO

Para destruir a crença dentro de uma criança, você tem que lhe provar que o valor não é algo dado pela natureza, mas sim que deve ser conquistado na vida. E você pode perdê-lo, a não ser que você trabalhe, seja muito ambicioso, lute com os outros... E para alcançar esse valor tem que lutar, olho por olho, dente por dente, tem que pisar na garganta do outro. Você foi condicionado a ser violento, ambicioso e cheio de desejos: para ter mais dinheiro, mais poder e mais prestígio.

Mas eu digo que vocês são intrinsecamente valiosos, que vocês nasceram como Budas. Vocês estão completamente inconscientes da realidade de seus próprios seres, mas vocês são deuses escondidos. A pergunta surge porque o que estou dizendo é totalmente diferente daquilo que lhes foi ensinado.

Você acreditou demasiadamente em seus pais, em seus professores, seus políticos e sacerdotes, e em tudo o que eles lhe disseram. E você guardou aquilo. É lixo, mas você tem carregado esse lixo por tanto tempo que abandoná-lo de repente parece ser impossível. Por tanto tempo você permaneceu agarrada àquilo, pensando que era belo, precioso e nutritivo.

Agora eu digo. ‘Tudo isto é tolice! Abandone isto e simplesmente seja um Buda, a partir deste exato momento! Não é uma questão de se alcançar, é apenas uma questão de se tornar consciente. É apenas uma questão de se tornar consciente, alerta e desperto. A questão não é alcançar.’

.

domingo, 29 de novembro de 2009

PAPAGAIO

A não ser que você tenha corrido atrás de seus desejos, a não ser que você tenha visto a inutilidade de correr atrás deles, tropeçar, cair e se machucar, você não será capaz de compreender. Somente através da experiência de desejar, o desejo se torna inútil. Esgote-o e ele cairá quebrado; e neste momento de ausência de desejos você compreenderá que aquilo que você tem procurado já aconteceu.

Do contrário, você ficará repetindo como um papagaio. Não fará a menor diferença se você for um papagaio hindu, ou um papagaio islâmico, ou um jaina, ou um cristão ou um budista; um papagaio é um papagaio. Um papagaio pode recitar a Bíblia ou o Corão. Um papagaio é um papagaio, ele continuará repetindo.

.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

DESCONECTADO

Tentar viver por si mesmo, desconectado dos outros, é a idéia mais perigosa que alguém pode ter, e uma vez que ela começa a tomar um colorido religioso, fica muito difícil livrar-se dela, pois ela satisfaz o seu ego, ela alimenta tudo o que é errado em você e destrói tudo o que é belo em você.

Dentro de um túmulo não há qualquer possibilidade de rosas desabrocharem, mas existe a possibilidade de cobras, escorpiões e aranhas; tudo o que é feio e venenoso. Se o túmulo está completamente fechado, o seu próprio ar se torna veneno.

E milhões de pessoas estão vivendo a vida de monges e freiras. Elas podem não ter ido para o monastério, elas podem estar vivendo com suas esposas e filhos, mas estão fechadas. Eles podem estar vivendo no mundo, mas se protegendo muito, sempre cautelosas e calculando, para que suas vidas não tenham qualquer alegria, dança ou canção.

.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

APENAS ACONTECE

O amor acontece, você não consegue fazê-lo, embora em todo o mundo as pessoas têm tentado fazê-lo. E é tão estranho como o mundo ainda não tenha reconhecido este seu completo fracasso.

Por séculos, os pais estiveram combinando casamentos para seus filhos. Astrólogos e quiromantes eram consultados, tudo era investigado a respeito da família, das riquezas, do caráter das pessoas, mas ninguém perguntava ao rapaz e à moça se eles se amavam. O amor não era objeto de suas investigações. Era tido como certo que se eles se casassem, eles se amariam.

Por milhares de anos a humanidade fez isto, e ainda faz. E quando os meninos e as meninas se casavam, eles começavam como irmãos e irmãs, brigando e brincando um com o outro. Eles nunca vieram a conhecer o que era o amor. Eles achavam que aquilo era o amor. Eles tinham filhos, os maridos compravam belos vestidos para suas esposas, enquanto elas tentavam tornar as vidas de seus maridos o mais difícil possível. De todas as maneiras, eles se ajudavam mutuamente.

Foi somente no século XX que as pessoas começaram a dizer, “A não ser que haja amor, nós não nos casaremos’. E isto aconteceu apenas em países mais avançados. Mas o amor é uma questão a respeito da qual você nada pode fazer. Ou ele acontece ou ele não acontece. Ele não está sob o seu controle.

.

SELO


Grato a Gianete [http://espirito-azul-gianete.blogspot.com/] por mais este selo.


Completando estas frases (de acordo com as regras do selo):


a) Eu já... despertei! Mas ainda estou sonolento.

b) Eu nunca... terei fim! Mas ainda acho que tudo acabará.

c) Eu quero... consciência! Mas ainda me afogo na inconsciência.

d) Eu sonho... e realizo! Mas ainda demoro um pouco.

Agora tenho que indicar 5 blogs:

Preciso de um tempo! Mas logo indicarei.

.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Palestra: DIABETES E EMOÇÕES

Para ampliar, clique na imagem

SELO DE PREMIAÇÃO


Lumena [http://amoralya.blogspot.com/], grato pela lembrança.

Selo HiStO é HiStÓrIa é para aqueles blogs que fazem história de verdade ... é um selo oferecido aquelas pessoas que fazem com amor e carinho aquilo que gostam e que tem uma paixão em conhecer o seu mundo, o mundo do outro, o mundo de hoje e o mundo de ontem.

.

As regras são:

Deve indicar 5 (cinco) blogs;

Sempre postar o link da origem do selo ( http://www.dougnahistoria.blogspot.com/ );

Sempre postar o link do blog que te ofereceu o selo;

Continuar sempre fazendo história;

.

Blogs indicados:

.

http://poetadanielcristal.blogspot.com/

http://efigeniacoutinhoselospremiosblogsamig.blogspot.com/

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com/

http://aartedeterrazao.blogspot.com/

http://convictosoualienados.blogspot.com/

.

domingo, 22 de novembro de 2009

SER / ESTAR TOTAL

Quando estiver com o novo namorado, esteja totalmente com ele. Desta vez seja total, e se você for total pode acontecer que você não tenha que procurar por outro amor. Este pode ser seu eterno amor; a possibilidade está sempre presente. Mas, pelo menos, seja total. Ser eterno não é a questão, mas ser total.

Ainda que o amor aconteça por um simples momento, se ele for total, ele é divino. E mesmo que você fique com um homem por toda a sua vida, se não for total, aquilo será feio. Não irá satisfazê-la e você não irá satisfazê-lo. Então, mergulhe nele e permita que ele mergulhe em você.

Mas aquele antigo namorado necessita de um tempo, assim, dê este tempo a ele, e não se sinta culpada por isto. É preciso levar em conta o passado, a não ser que você comece a viver tão totalmente no presente que um passado nem seja criado. Então não haverá problema.

Então cada momento completo é simplesmente largado na existência. E você não carrega nenhuma memória psicológica dele. Uma memória cronológica continuará, mas nenhuma memória psicológica.

.

sábado, 21 de novembro de 2009

POUSADA

As palavras de Ashtavakra são absolutamente únicas. Ouvindo-as, isso acontecerá muitas vezes, você sentirá que não é desta Terra, mas que se tornou parte do céu, porque essas palavras são do céu. Essas palavras vêm da terra natal, vêm daquela fonte da qual todos nós viemos e à qual todos nós retornaremos. Sem voltar para ela, nós nunca encontraremos paz.

O lugar onde nós estamos é como uma pousada e não um lar. Não importa o quanto nós possamos insistir que ele é um lar, ainda assim uma pousada permanece uma pousada. Para esquecer o lar, tentamos argumentar que ele está longe, mas isso não faz diferença.

O espinho continuará nos espetando, a memória continuará retornando. E se em algum momento, nos acontece encontrar uma certa verdade que nos atrai como um magneto e nos mostra um outro mundo, então nós percebemos que não somos parte desta Terra.

.