domingo, 29 de novembro de 2009

PAPAGAIO

A não ser que você tenha corrido atrás de seus desejos, a não ser que você tenha visto a inutilidade de correr atrás deles, tropeçar, cair e se machucar, você não será capaz de compreender. Somente através da experiência de desejar, o desejo se torna inútil. Esgote-o e ele cairá quebrado; e neste momento de ausência de desejos você compreenderá que aquilo que você tem procurado já aconteceu.

Do contrário, você ficará repetindo como um papagaio. Não fará a menor diferença se você for um papagaio hindu, ou um papagaio islâmico, ou um jaina, ou um cristão ou um budista; um papagaio é um papagaio. Um papagaio pode recitar a Bíblia ou o Corão. Um papagaio é um papagaio, ele continuará repetindo.

.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

DESCONECTADO

Tentar viver por si mesmo, desconectado dos outros, é a idéia mais perigosa que alguém pode ter, e uma vez que ela começa a tomar um colorido religioso, fica muito difícil livrar-se dela, pois ela satisfaz o seu ego, ela alimenta tudo o que é errado em você e destrói tudo o que é belo em você.

Dentro de um túmulo não há qualquer possibilidade de rosas desabrocharem, mas existe a possibilidade de cobras, escorpiões e aranhas; tudo o que é feio e venenoso. Se o túmulo está completamente fechado, o seu próprio ar se torna veneno.

E milhões de pessoas estão vivendo a vida de monges e freiras. Elas podem não ter ido para o monastério, elas podem estar vivendo com suas esposas e filhos, mas estão fechadas. Eles podem estar vivendo no mundo, mas se protegendo muito, sempre cautelosas e calculando, para que suas vidas não tenham qualquer alegria, dança ou canção.

.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

APENAS ACONTECE

O amor acontece, você não consegue fazê-lo, embora em todo o mundo as pessoas têm tentado fazê-lo. E é tão estranho como o mundo ainda não tenha reconhecido este seu completo fracasso.

Por séculos, os pais estiveram combinando casamentos para seus filhos. Astrólogos e quiromantes eram consultados, tudo era investigado a respeito da família, das riquezas, do caráter das pessoas, mas ninguém perguntava ao rapaz e à moça se eles se amavam. O amor não era objeto de suas investigações. Era tido como certo que se eles se casassem, eles se amariam.

Por milhares de anos a humanidade fez isto, e ainda faz. E quando os meninos e as meninas se casavam, eles começavam como irmãos e irmãs, brigando e brincando um com o outro. Eles nunca vieram a conhecer o que era o amor. Eles achavam que aquilo era o amor. Eles tinham filhos, os maridos compravam belos vestidos para suas esposas, enquanto elas tentavam tornar as vidas de seus maridos o mais difícil possível. De todas as maneiras, eles se ajudavam mutuamente.

Foi somente no século XX que as pessoas começaram a dizer, “A não ser que haja amor, nós não nos casaremos’. E isto aconteceu apenas em países mais avançados. Mas o amor é uma questão a respeito da qual você nada pode fazer. Ou ele acontece ou ele não acontece. Ele não está sob o seu controle.

.

SELO


Grato a Gianete [http://espirito-azul-gianete.blogspot.com/] por mais este selo.


Completando estas frases (de acordo com as regras do selo):


a) Eu já... despertei! Mas ainda estou sonolento.

b) Eu nunca... terei fim! Mas ainda acho que tudo acabará.

c) Eu quero... consciência! Mas ainda me afogo na inconsciência.

d) Eu sonho... e realizo! Mas ainda demoro um pouco.

Agora tenho que indicar 5 blogs:

Preciso de um tempo! Mas logo indicarei.

.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Palestra: DIABETES E EMOÇÕES

Para ampliar, clique na imagem

SELO DE PREMIAÇÃO


Lumena [http://amoralya.blogspot.com/], grato pela lembrança.

Selo HiStO é HiStÓrIa é para aqueles blogs que fazem história de verdade ... é um selo oferecido aquelas pessoas que fazem com amor e carinho aquilo que gostam e que tem uma paixão em conhecer o seu mundo, o mundo do outro, o mundo de hoje e o mundo de ontem.

.

As regras são:

Deve indicar 5 (cinco) blogs;

Sempre postar o link da origem do selo ( http://www.dougnahistoria.blogspot.com/ );

Sempre postar o link do blog que te ofereceu o selo;

Continuar sempre fazendo história;

.

Blogs indicados:

.

http://poetadanielcristal.blogspot.com/

http://efigeniacoutinhoselospremiosblogsamig.blogspot.com/

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com/

http://aartedeterrazao.blogspot.com/

http://convictosoualienados.blogspot.com/

.

domingo, 22 de novembro de 2009

SER / ESTAR TOTAL

Quando estiver com o novo namorado, esteja totalmente com ele. Desta vez seja total, e se você for total pode acontecer que você não tenha que procurar por outro amor. Este pode ser seu eterno amor; a possibilidade está sempre presente. Mas, pelo menos, seja total. Ser eterno não é a questão, mas ser total.

Ainda que o amor aconteça por um simples momento, se ele for total, ele é divino. E mesmo que você fique com um homem por toda a sua vida, se não for total, aquilo será feio. Não irá satisfazê-la e você não irá satisfazê-lo. Então, mergulhe nele e permita que ele mergulhe em você.

Mas aquele antigo namorado necessita de um tempo, assim, dê este tempo a ele, e não se sinta culpada por isto. É preciso levar em conta o passado, a não ser que você comece a viver tão totalmente no presente que um passado nem seja criado. Então não haverá problema.

Então cada momento completo é simplesmente largado na existência. E você não carrega nenhuma memória psicológica dele. Uma memória cronológica continuará, mas nenhuma memória psicológica.

.

sábado, 21 de novembro de 2009

POUSADA

As palavras de Ashtavakra são absolutamente únicas. Ouvindo-as, isso acontecerá muitas vezes, você sentirá que não é desta Terra, mas que se tornou parte do céu, porque essas palavras são do céu. Essas palavras vêm da terra natal, vêm daquela fonte da qual todos nós viemos e à qual todos nós retornaremos. Sem voltar para ela, nós nunca encontraremos paz.

O lugar onde nós estamos é como uma pousada e não um lar. Não importa o quanto nós possamos insistir que ele é um lar, ainda assim uma pousada permanece uma pousada. Para esquecer o lar, tentamos argumentar que ele está longe, mas isso não faz diferença.

O espinho continuará nos espetando, a memória continuará retornando. E se em algum momento, nos acontece encontrar uma certa verdade que nos atrai como um magneto e nos mostra um outro mundo, então nós percebemos que não somos parte desta Terra.

.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SEPULTURA

As pessoas têm se tornado tão voltadas para fora que não conseguem, nem mesmo por um simples momento, sentar em silêncio. Esta é a coisa mais difícil no mundo. As pessoas não param quietas. Qual é o medo? O medo é que você pode encontrar o seu vazio e uma vez que ele seja encontrado, a sua vida perde todo o interesse, todo o sabor, todo o sentido e significado. Todo mundo está fugindo de si mesmo. E chamam de divertimento a essa fuga de si mesmo.

A vida do homem ocidental pode ser dividida em duas partes: a primeira é se divertindo e a segunda é tendo ressaca. Com o tempo, a ressaca se torna mais prolongada que o divertimento. E ele segue, num círculo vicioso, entre essas duas partes, desperdiçando sua vida e não chegando a lugar algum.

Não se pode dizer que chegar ao cemitério significa chegar a algum lugar. Isto simplesmente significa que agora a roda está tão cansada e tão entediada com os divertimentos e com as ressacas sofridas que ela quer descansar dentro de uma sepultura.

As pessoas descansam apenas em suas sepulturas.
Fora da sepultura, não há tempo para descansar.

.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

INDICAÇÃO / SELO


Recebi esta mais esta indicação do meu amigo Rener do blog: http://renerbrito.blogspot.com/

Funciona assim:
- Escolho dez amigos para declarar a minha amizade e os nomeio num post.
- Em seguida visito seus blogs e comunico a nomeação.
- Cada um deverá nomear mais dez, e assim sucessivamente.
- Não há prêmios, apenas nossa declaração sincera de afeto. Quer prêmio melhor que esse?


Minhas escolhas:

http://blogdamoni.blogspot.com/

http://ohomemeamente.blogspot.com/

http://soupoeluz.blogspot.com/

http://sorayasentimentosreflexaodesabafos.blogspot.com/

http://viverpuramagia.blogspot.com/

http://oladoouaparte.blogspot.com/

http://deficienteciente.blogspot.com/

http://edupoisl.blogspot.com/

http://conduarte.blogspot.com/

http://divinaimagem.blogspot.com/

.

QUEM TEM MEDO DE QUEM?

No momento em que o outro está na sua frente, você está pouco preocupado consigo mesmo; você está mais preocupado é com a opinião que ele terá a seu respeito. Quando você está só no seu banheiro, você se torna quase igual a uma criança – algumas vezes você faz caretas diante do espelho.

Mas se você de repente percebe que está sendo observado pelo buraco da fechadura, até mesmo por uma criancinha, imediatamente você muda: você volta novamente ao seu velho e comum ego – sério, sóbrio, como as pessoas esperam que você seja.

E a coisa mais incrível é que você tem medo daquelas pessoas e elas têm medo de você – todo mundo tem medo de todo mundo. Não se permite a ninguém seus sentimentos, sua realidade, sua autenticidade – mas todo mundo quer isso, porque é um ato muito suicida continuar reprimindo a sua face original.

Você não está vivendo; ao contrário, você está simplesmente representando. E porque todo mundo está observando, os seus prolongados séculos de inconsciência o puxam para trás: não se expresse, não saia das máscaras de sua personalidade. Todo mundo está se escondendo atrás de alguma coisa falsa – isso machuca.

.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

OUSADIA

Precisamos ser ousados, corajosos. Precisamos dar um passo para o desconhecido.

Por um certo tempo, todos os limite ficarão perdidos. Por um certo tempo, você vai se sentir atordoado. Por um certo tempo, você vai se sentir muito amedrontado e abalado, como se tivesse havido um terremoto.

Mas se você for corajoso e não voltar para trás, se você não voltar a cair no ego, mas for sempre em frente, existe um centro oculto dentro de você, um centro que você tem carregado por muitas vidas. Esse centro é a sua alma, o eu.

.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O NÃO FAZER

O fazer é do lado de fora; o não-fazer é do lado de dentro. O não-fazer é o seu ser privado, o fazer é o seu ser público. Eu não estou lhe ensinando que se torne santo. Se assim fosse, seria muito fácil: não faça isto, faça aquilo; simplesmente mude a periferia, mude os seus atos.

Eu estou tentando uma coisa totalmente diferente: uma mutação. Não é uma mudança de uma parte da periferia em outra parte da periferia, mas uma transmutação da periferia para o centro. O centro está vazio, ele é absolutamente vazio. Ali, você é. Ali é ser, não-fazer.

Algumas vezes isto vai acontecer: sentado diante de mim, você vai se perguntar o que está fazendo aqui. Nada. Você nada está fazendo aqui. Você está aprendendo como estar simplesmente, não como fazer; como não fazer coisa alguma: não ação, não movimento... como se tudo parasse, o tempo parasse. E em tal momento sem movimento, você está em sintonia com o presente, você está em sintonia com Deus.

.

domingo, 15 de novembro de 2009

TORTURA DE SI

Pessoas têm ferido seus corpos e têm mantido aquelas feridas sem curá-las; porque o corpo é o inimigo. Existem seitas cristãs, seitas hindus, seitas jainas e muitas outras que se tornaram muito astutas, habilidosas e eficientes no que diz respeito à tortura do próprio corpo. Eles desenvolveram grandes métodos de como torturar o corpo.

Toda espécie de estupidez tornou-se possível por causa de um simples erro. O erro é: enquanto você vive externamente, você tentar fazer com que a vida seja difícil para os outros; e quando você começa a se voltar para dentro, existe uma possibilidade de que a velha mente tentará fazer com que a sua vida seja difícil.

Lembre-se de que o buscador interior tem que estar confortável, porque somente numa situação confortável, num estado relaxado, alguma coisa pode acontecer. Quando você está tenso e desconfortável, nada é possível

.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

REALIZAR-SE (sutra 3 de 3)

O terceiro sutra é: viva só. A vida de meditação nasce em completa solidão, quando a pessoa está totalmente só. Mas geralmente o homem nunca está só. Ele está sempre cercado pelos outros. E quando ele não está no meio da multidão externa, ele está em uma multidão interna. Essa multidão tem que ser dispersada.

Não permita que a multidão se reúna dentro de você. E quanto ao lado de fora, viva por si próprio como se você estivesse sozinho neste Campo. Você não tem que manter relacionamentos com ninguém mais. No meio desses incontáveis relacionamentos vocês se esqueceram de vocês mesmos. Todos esses relacionamentos - nos quais vocês são amigos ou inimigos de alguém, pai ou filho, esposa ou marido - absorveram vocês de tal maneira que vocês são incapazes de conhecer a si mesmos em suas próprias individualidades.

Alguma vez vocês já tentaram imaginar o que vocês são, fora de todos esses seus relacionamentos? Alguma vez vocês já se livraram das vestimentas desses relacionamentos e viram a si mesmos sem elas? Distancie vocês mesmos de todos esses relacionamentos e vejam que vocês não são filhos de seus pais e mães, não são os maridos de suas esposas, nem o pai de suas crianças, nem o amigo de seus amigos, nem o inimigo de seus inimigos - e o que sobra é o seu verdadeiro ser. Aquela entidade remanescente é o que você é em si mesmo. Durante esses dias você tem que viver sozinho nesse ser.

.