segunda-feira, 25 de maio de 2009

EGO: O FALSO CENTRO

"Temos que passar através do caos antes de atingir o centro verdadeiro. E se você for ousado, o período será curto"
.
.
.
.
Assim, você tem dois centros. Um centro com o qual você vem, que lhe é dado pela própria existência. Esse é o eu. E o outro centro, que é criado pela sociedade - o ego. Esse é algo falso - é um grande truque. Através do ego a sociedade está controlando você. Você tem que se comportar de uma certa maneira, porque somente assim a sociedade irá apreciá-lo. Você tem que caminhar de uma certa maneira; você tem que rir de uma certa maneira; você tem que seguir determinadas condutas, uma moralidade, um código. Somente assim a sociedade o apreciará, e se ela não o fizer, o seu ego ficará abalado. E quando o ego fica abalado, você já não sabe onde está, você já não sabe quem você é.

Os outros deram-lhe a idéia. E essa idéia é o ego. Tente entendê-lo o mais profundamente possível, porque ele tem que ser jogado fora. E a não ser que você o jogue fora, nunca será capaz de alcançar o eu. Por estar viciado no falso centro, você não pode se mover, e você não pode olhar para o eu. E lembre-se: vai haver um período intermediário, um intervalo, quando o ego estará se despedaçando, quando você não saberá quem você é, quando você não saberá para onde está indo; quando todos os limites se dissolverão. Você estará simplesmente confuso, um caos.

Devido a esse caos, você tem medo de perder o ego. Mas tem que ser assim. Temos que passar através do caos antes de atingir o centro verdadeiro. E se você for ousado, o período será curto. Se você for medroso e novamente cair no ego, e novamente começar a ajeitá-lo, então, o período pode ser muito, muito longo; muitas vidas podem ser desperdiçadas...
.
.
.
.

7 comentários:

Angelina disse...

Quando você fala em dois centros - o eu e o ego, recordo dos conceitos do id, ego e superego. O id, a parte inconsciente com os impulsos, o ego , a própria personalidade da pessoa e o superego os valores que veem da sociedade, da família. Comparando com o que escreveu, parece-me que o seu eu incorporou com o id e o seu ego seria o superego. O que a sociedade nos impõe nem sempre resulta em controle do nosso comportamento, mas formas de convivência pois vivemos em grupo. O não devemos deixar que aconteça é que me nome dessa convivência mascaremos toda a nossa essência,controlando o nosso ego. Saber utilizar esse controle é a chave .

Véia disse...

Belíssima foto.

Adelina Silva disse...

Gostei desse texto!

Menina Marota disse...

Será mesmo?

Bj

Anônimo disse...

Gostei de ver teus lindos olhos na foto.. Me sinto feliz por você!
Abç

Nanda Botelho disse...

Oi vim agradecer a visita, comentário e adesão ao meu blog!

Que façamos uma parceria legal, na trilha do auto descobrimento.

Venho já há alguns anos no exercício de desgastar o ego, o falso eu. Ele ainda tá lá, cheio de truques, mas já não me atrapalha tanto!

Ah! Somos conterrâneos! Moro em Olinda.

Abraços!

Silvânia Dutra disse...

O importante é que saibamos nos controlar naturalmente sem que haja pressão.
Super abraço!!