segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MISÉRIA

"Sob a influência de drogas, do sexo ou sob a influência do que você chama de divertimento, o que na verdade você está fazendo?"

.

.

A miséria não é evitada; você somente se esquece por um tempo que é miserável. Sob a influência de drogas, do sexo ou sob a influência do que você chama de divertimento, o que na verdade você está fazendo? Você está escapando de seu vazio interior. Você está se envolvendo em todo tipo de coisas. Uma coisa da qual você sente medo é do seu próprio ser.

Isto tem criado uma certa loucura, mas porque no Ocidente todo mundo está no mesmo barco, isto se torna muito difícil de ser reconhecido. Milhões de pessoas estão assistindo futebol americano, e você chama essas pessoas de inteligentes? Então, quem você vai chamar de retardado? E não é que essas pessoas estejam apenas envolvidas em jogos como o futebol americano, elas estão pulando, estão gritando, estão brigando...

E porque não existem estádios suficientemente grandes para acomodar todo o país, todo mundo está sentado grudado em sua cadeira diante da televisão. E elas estão fazendo as mesmas coisas estúpidas: sentadas em suas cadeiras, gritando...

.

.

.

domingo, 30 de agosto de 2009

RAÍZES

"Apenas um trocar de roupas ou trocar de casas, trocar de formas - nada morre, nada pode morrer"

.

.

Desenvolver-se significa mover-se a cada momento mais profundamente no princípio da vida; significa afastar-se da morte - não ir na direção da morte. Quanto mais profundo você vai para dentro da vida, mais entende a imortalidade dentro de você.

Você está se afastando da morte: chega a um momento em que você pode ver que a morte não é nada, apenas um trocar de roupas ou trocar de casas, trocar de formas - nada morre, nada pode morrer. A morte é a maior ilusão que existe.

Como desenvolver-se? Simplesmente observe uma árvore. Enquanto a árvore cresce, suas raízes crescem para baixo, tornam-se mais profundas. Existe um equilíbrio; quanto mais alto a árvore vai, mais fundo as raízes vão. Na vida, desenvolver-se significa crescer profundamente para dentro de si mesmo - que é onde suas raízes estão.

.

.

domingo, 23 de agosto de 2009

QUANDO...

"Quando existir alguma dor no corpo, fique consciente: se a dor está acontecendo a você ou se você está simplesmente sendo uma testemunha da dor"
.
.
.
.
Como você pode aprender que você não é o corpo? Você terá que experienciar isto. Quando estiver de pé, sentado, dormindo ou andando, tente se lembrar, e se houver uma atenção correta, se houver um pouco de consciência das funções do corpo, você terá dado o primeiro passo para criar o vazio.
.
Quando você estiver caminhando, olhe profundamente dentro de si, e você verá que existe alguém internamente que não está caminhando. Você está caminhando, suas mãos e pés estão se movendo, mas existe alguma coisa dentro de você que não está caminhando, que está apenas observando você caminhar.
.
Quando você tiver alguma dor na mão ou no pé, quando você tiver machucado o pé, então olhe para dentro, com atenção. Você está machucado ou é o seu corpo que está machucado e você está ficando identificado com a dor? Quando existir alguma dor no corpo, fique consciente: se a dor está acontecendo a você ou se você está simplesmente sendo uma testemunha da dor.
.
Quando você sentir fome, olhe com consciência para ver se você está com fome, ou se seu corpo está com fome, e você é apenas uma testemunha disto. E quando houver felicidade, também observe e sinta se essa felicidade está realmente acontecendo.
.
.
.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

EXTREMOS

"É apenas nos extremos, quando a vida se defronta com uma crise que a transformação acontece"
.
.
.
.
No Ocidente, por causa da frustração, as pessoas estão se tornando cada vez mais interessadas em meditação, prece e contemplação. Isso também é parte da mesma frustração. A minha observação pessoal é que a pessoa se torna um meditador apenas quando lhe restam duas possibilidades: suicídio ou transformação.
Quando no mundo externo parece haver apenas suicídio e nada mais, a pessoa, então, se volta para dentro.

.
Somente em tal ponto, no pico da frustração, a pessoa se volta para dentro. A volta para dentro não acontece a uma pessoa morna e insensível; ela acontece apenas quando as coisas estão realmente quentes e não mais existe qualquer caminho externo. Todos os caminhos já provaram ser falsos. Quando você ficou totalmente frustrado com o mundo exterior e todas as jornadas externas, quando toda a extroversão parece não ter mais sentido, somente então surge o desejo, o anseio por uma peregrinação mais interna.

Isso tem sido sempre assim. É apenas nos extremos, quando a vida se defronta com uma crise que a transformação acontece. A água evapora aos cem graus; essa temperatura elevada é necessária. O Ocidente criou essa temperatura elevada de frustração. Umas poucas pessoas se tornarão violentas, umas poucas se tornarão assassinas, outras se tornarão suicidas, mas a maior parte da humanidade começará a se voltar para dentro.
.
.
.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Frases de Osho


A felicidade não é algo que possa acontecer com você a partir de fora. Uma vez que você pare de ser miserável, a felicidade acontece, a felicidade brota dentro do seu ser. Ela simplesmente cresce a partir de você, você começa a florescer e os obstáculos são removidos

E essa é uma das leis fundamentais da vida: tudo aquilo que você esconde, se for errado, continuará crescendo. Aquilo que você expõe, se for errado, desaparece, evapora ao sol, e se for correto será nutrido. Exatamente o oposto ocorre quando você esconde alguma coisa correta, ela começa a morrer porque não está sendo nutrida

Siga a sua própria natureza. A sua natureza é a consciência. Mas os padres disseram a você: siga certas regras de conduta, os Dez Mandamentos, siga certos princípios, não a sua natureza. Os padres têm muito medo da sua natureza, porque se você seguir a sua natureza você irá sair de seu controle, você não será mais um escravo

Assim, aqueles que conhecem a verdade sabem muito bem que a filosofia não irá ajudar. Quanto mais você tentar conhecer a respeito da verdade, mais você se tornará adormecido.O próprio esforço para conhecer levará você a se perder. A verdade pode ser sentida, mas não pode ser conhecida

Mas toda a nossa educação, em todos os países, ao longo dos séculos tem sido de agressividade e de ambição. Nós tornamos as pessoas muito rápidas. Nós as tornamos muito medrosas. Nós lhe dizemos: 'tempo é dinheiro e é muito precioso. Se o tempo for perdido uma vez, ele ficará perdido para sempre, por isso corra; tenha pressa.' Isto tem levado as pessoas à loucura. Elas correm de um ponto a outro; elas nunca curtem lugar nenhum

,

,

sexta-feira, 31 de julho de 2009

PARAR DE BRIGAR

"Na verdade, nenhuma palavra consegue descrever a experiência"

.

.

.

A mente está sempre em conflito com uma coisa ou outra; ela precisa de conflito para existir. Ela só consegue existir no conflito e através do conflito. Ela é uma guerra constante, ela é violência. Ou ela briga com os outros ou começa a brigar consigo mesma, mas uma coisa é certa, ela não consegue existir sem briga. Isso é a sua própria respiração.

No momento em que você pára de brigar, a mente começa a desaparecer naturalmente, e o desaparecimento da mente é o aparecimento de Deus. O desaparecimento da mente é o desaparecimento de você enquanto entidade separada do todo. Então o todo toma posse de você, você fica inundado pelo todo.

E essa experiência de estar inundado pelo todo é a busca. Chame isso de satori, samadhi, iluminação, realização, libertação, salvação – estas são somente palavras, elas apenas descrevem aspectos da experiência. Na verdade, nenhuma palavra consegue descrever a experiência, ela está além das palavras!

.

.

.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

ILUMINAÇÃO

"Se você estiver cansado do mundo, cansado de sua angústia e ansiedade, e compreender que agora é hora de acordar, então não há dificuldade"

.

.

.

“Desde que me tornei iluminado, nunca mais encontrei alguém que não fosse iluminado”. Você só vê aquilo que é. Antes de me iluminar, acontecia o mesmo comigo – o mundo todo me parecia adormecido, na escuridão, na morte, não iluminado, porque você está sempre se refletindo em todo lugar. Todas as pessoas são apenas espelhos; você vê a si mesmo. Portanto, não se preocupe com os outros; pense em si mesmo. Este deve ser o seu problema.

Os outros não são problemas seus. Se são iluminados ou não, o que lhe interessa? Por que você teria que se preocupar? Se alguém quer permanecer não iluminado, é absolutamente da conta dele decidir sobre isso. Se quiserem brincar com o jogo de não serem iluminados, está perfeitamente bem. Se você estiver cansado do mundo, cansado de sua angústia e ansiedade, e compreender que agora é hora de acordar, então não há dificuldade. Ninguém pode impedi-lo. A decisão de jogar como um ser não iluminado ou jogar como um ser iluminado é somente sua. É só uma questão de decisão interior.

Num único momento, num golpe, você pode se tornar iluminado. Não é um processo gradual, pois a iluminação não é algo que você tenha de inventar. É algo a ser descoberto. Já está aí. Não é uma coisa que você tenha de manufaturar. Se tivesse de manufaturar, é claro que levaria tempo; mas já está aí. Feche os olhos e sinta. Fique em silêncio e prove o sabor. A sua própria natureza é o que chamo de iluminação. Iluminação não é algo alheio, algo que está fora de você. Não está em nenhum outro lugar do tempo e do espaço. É você, é o seu próprio centro.

.

.

.

sábado, 25 de julho de 2009

FALTANDO ALGO

"E a melhor maneira de destruir uma criança é destruindo a sua crença em si mesma"
.
.
.
.
Você sente que está faltando alguma coisa porque desde a sua infância lhe foi dito que você, em si mesma, é intrinsecamente inútil. Do jeito que você é, não tem valor algum. O valor tem que ser obtido, o mérito tem que ser evidenciado. Desde o início de sua infância, isto lhe foi ensinado milhões de vezes. Os pais, os professores, os sacerdotes, os políticos, todos eles conspiram secretamente para destruir a criança. E a melhor maneira de destruir uma criança é destruindo a sua crença em si mesma.
.

Para destruir a crença dentro de uma criança, você tem que lhe provar que o valor não é algo dado pela natureza, mas sim que deve ser conquistado na vida. E você pode perdê-lo, a não ser que você trabalhe, seja muito ambicioso, lute com os outros... E para alcançar esse valor tem que lutar, olho por olho, dente por dente, tem que pisar na garganta do outro. Você foi condicionado a ser violento, ambicioso e cheio de desejos: para ter mais dinheiro, mais poder e mais prestígio.
.
.
.
.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

DEMOCRACIA

"Democracia significa que cada indivíduo tem o direito de viver de acordo com a sua luz, ele não deveria ser impedido disso"
.
.
.
.
Na circunferência as pessoas são diferentes, e elas deveriam ser diferentes, e todos deveriam manter sua individualidade na circunferência. A pessoa nunca deveria fazer concessões por razão alguma. Só então podemos criar um mundo realmente democrático. Democracia real significa que a massa, a multidão, não está mais no controle da vida individual.

Democracia é menos um fenômeno político do que um fenômeno religioso.
Democracia é uma visão de vida totalmente nova. Ela ainda não aconteceu em lugar nenhum; ainda tem que acontecer. Democracia significa que cada indivíduo tem o direito de viver de acordo com a sua luz, ele não deveria ser impedido disso. A não ser que ele se torne um distúrbio ou um problema para outros, a ele deveria ser permitida toda a liberdade em todos os aspectos da vida.

Essa e a minha visão de um mundo realmente democrático. É assim que eu gostaria que fossem meus
sannyasins: nenhuma interferência na vida de ninguém. Um grande respeito tem que ser dado ao outro. Mas no centro, todo mundo é o mesmo. Quando você medita você se move em direção ao centro. Nos momentos mais profundos de meditação, todas as diferenças desaparecem. Você é universal lá, não individual.

E você tem que ser ambos: individual e universal. E você tem que ser muito flexível e fluido entre esses dois. Deveria ser tão fácil como quando você sai para fora de seu lar, da sua casa.
Quando está frio demais lá dentro você vem para fora, você se senta ao sol. Quando fica quente demais você entra. Isso não cria nenhum problema; você simplesmente entra, você sai. Não há problema algum - é a sua casa.

Uma pessoa deveria ser capaz de viver na circunferência e no centro facilmente. Ela deveria ser capaz de se mover do
mercado ao espaço meditativo e do espaço meditativo ao mercado - sem nenhum problema, facilmente, espontaneamente.
.
.
.
.

sábado, 18 de julho de 2009

FRASES - OSHO


.

Faça todas as coisas criativas, faça o melhor a partir do pior - isso é o que eu chamo de arte

Quanto mais profundo você vai para dentro da vida, mais entende a imortalidade dentro de você

Criamos continuamente possibilidades em torno de nós, mas nos surpreendemos quando elas acontecem

O rio passa ao lado de uma árvore, cumprimenta-a, alimenta-a, dá-lhe água... e vai em frente, dançando. Ele não se prende à árvore

Na raiva você não pode manter as suas mãos abertas: na raiva, a mão se fecha

Transforme pequenas coisas em celebração... Tudo o que você faz deveria expressar a si próprio; deveria ter a sua assinatura. Então a vida se torna uma celebração contínua

É você que cria o seu próprio mundo.
Talvez a maior descoberta da história da humanidade seja o poder da nossa mente em criar praticamente qualquer aspecto da nossa vida

.

.


quinta-feira, 16 de julho de 2009

EXPOR-SE

"Agora, de repente, expor a sua face verdadeira lhe dá um arrepio no mais profundo centro do seu ser"
.
.
.
.
Ninguém consegue ser como um livro aberto. O medo toma conta: "O que as pessoas pensarão de mim?" Desde a sua infância foi-lhe ensinado a usar máscaras, belas máscaras. Não há necessidade de se ter uma bela face, só uma bela máscara é o bastante, e a máscara é barata. É árduo transformar a sua face, mas pintá-la é muito simples.
.
Agora, de repente, expor a sua face verdadeira lhe dá um arrepio no mais profundo centro do seu ser. Uma tremedeira surge: as pessoas gostarão disso? As pessoas irão aceitá-la, as pessoas continuarão a amá-la e respeitá-la? Quem sabe? Porque eles amavam a sua máscara, eles respeitavam o seu caráter, eles glorificavam o seu vestuário. Agora o medo aparece. "Se eu, de repente, ficar nu, eles irão continuar a me amar, a me respeitar, a me valorizar, ou todos eles irão fugir para longe de mim? Eles podem retornar para seus caminhos e eu posso ficar só."
.
As pessoas, então, seguem representando. Devido ao medo há o fingimento, devido ao medo todas as falsidades. Para ser autêntica, a pessoa precisa não ter medo.
.
.
.
.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

VERDADE

"A verdade é. Ela simplesmente é. Nada pode ser dito a respeito dela. E tudo que puder ser dito a respeito dela irá torná-la falsa"
.
.
.
.
Não há necessidade de qualquer explicação. Não explicada, completamente imediata, a verdade é. Ela circunda você. Ela está dentro de você e sem você. Não há necessidade de se chegar a qualquer conclusão a respeito dela. Ela já é conclusiva! Você está nela.Você não consegue ser sem ela. Não há maneira alguma de perdê-la. Não há maneira alguma de se desviar dela. Você pode estar dormindo profundamente, inconsciente, mas ainda assim você estará nela.

.
Assim, aqueles que conhecem a verdade sabem muito bem que a filosofia não irá ajudar. Quanto mais você tentar conhecer a respeito da verdade, mais você se tornará adormecido. O próprio esforço para conhecer levará você a se perder. A verdade pode ser sentida, mas não pode ser conhecida. Quando eu digo que ela pode ser sentida, eu quero dizer que você pode estar presente nela, que ela pode estar presente em você. Existe uma possibilidade de um encontro. Existe uma possibilidade de tornar-se um com ela. Mas não existe uma maneira de se conhecê-la.

.
.
.
.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

VÍRUS

Meu computador foi atacado por um vírus tão devastador que resolvi comprar outro. Mesmo com certa experiência em internet, caí nessa através de uma mensagem do Facebook. O dano foi tão grande que nada - mesmo em firmas que fazem especificamente este trabalho - foi possível ser recuperado.
.
Minhas desculpas!
.
.
.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

CONDICIONAMENTO ATRAVÉS DOS MILÊNIOS

“Assim, o homem sempre exigiu uma mulher menor – eis por que as mulheres diminuíram sua estatura. Não há nenhuma razão para elas terem uma estatura menor do que a dos homens...”



O homem administra o dinheiro – esse é o seu poder. Em termos de músculos, ele é mais forte. Durante séculos, ele condicionou a mente da mulher quanto a ele ser mais poderoso e ela não ter poder. O homem sempre tentou achar uma mulher que, em todos os sentidos, fosse inferior a ele.

Um homem não quer se casar com uma mulher mais educada do que ele, porque o poder está em jogo. Ele não quer se casar com uma mulher que seja mais alta do que ele, porque uma mulher mais alta parece superior. Ele não quer se casar com uma que seja muito intelectualizada, porque nesse caso, ela questiona, e o questionamento pode destruir o poder. Um homem não quer uma mulher que seja muito famosa, pois então ele se torna secundário. E por séculos o homem exigiu uma mulher que fosse mais jovem do que ele. Por que a mulher não pode ser mais jovem que você? O que está errado? Mas uma mulher mais velha é mais experiente – e isso destrói o poder.

Assim, o homem sempre exigiu uma mulher menor – eis por que as mulheres diminuíram sua estatura. Não há nenhuma razão para elas terem uma estatura menor do que a dos homens; elas diminuíram sua estatura porque a mulher menor sempre era a escolhida. Aos poucos, isso penetrou-lhes à mente de uma maneira tão profunda, que aconteceu o que aconteceu. Perderam a inteligência, porque uma mulher inteligente não era necessária; uma mulher inteligente era uma extravagância. Você ficará surpreso ao saber que só neste século (no caso, século XX) a altura delas começou a aumentar.

Com a ideia de liberdade para as mulheres, destruiu-se um pouco desse condicionamento. Quando você não tem poder, você tem de ser mais diplomático – isso é um sucedâneo. O único modo de elas se sentirem poderosas era se tornando necessárias, que o homem necessitasse delas continuamente. Isso não é amor; isso é um negócio, e eles estão continuamente barganhando o preço. É uma luta constante.

Trecho do livro `Maturidade – a responsabilidade de ser você mesmo`




sexta-feira, 19 de junho de 2009