domingo, 23 de agosto de 2009

QUANDO...

"Quando existir alguma dor no corpo, fique consciente: se a dor está acontecendo a você ou se você está simplesmente sendo uma testemunha da dor"
.
.
.
.
Como você pode aprender que você não é o corpo? Você terá que experienciar isto. Quando estiver de pé, sentado, dormindo ou andando, tente se lembrar, e se houver uma atenção correta, se houver um pouco de consciência das funções do corpo, você terá dado o primeiro passo para criar o vazio.
.
Quando você estiver caminhando, olhe profundamente dentro de si, e você verá que existe alguém internamente que não está caminhando. Você está caminhando, suas mãos e pés estão se movendo, mas existe alguma coisa dentro de você que não está caminhando, que está apenas observando você caminhar.
.
Quando você tiver alguma dor na mão ou no pé, quando você tiver machucado o pé, então olhe para dentro, com atenção. Você está machucado ou é o seu corpo que está machucado e você está ficando identificado com a dor? Quando existir alguma dor no corpo, fique consciente: se a dor está acontecendo a você ou se você está simplesmente sendo uma testemunha da dor.
.
Quando você sentir fome, olhe com consciência para ver se você está com fome, ou se seu corpo está com fome, e você é apenas uma testemunha disto. E quando houver felicidade, também observe e sinta se essa felicidade está realmente acontecendo.
.
.
.

2 comentários:

angela disse...

Este texto do Osho é muito especial. Fala de algo muito essencial.
abraços

Lúcia Leite disse...

O corpo capta as sensações através dos sentidos, manda estas sensações para o perispírito que esta ligado, imantado ao corpo físico, célula à célula, e este corpo perispiritual por sua vez, como veículo intermediário entre o corpo físico e o espírito, envia estas sensações ao ser pensante, que se encarrega de responder ou não a estes estímulos captados pelos sentidos.
As dores são percepções de mão dupla que tanto podem ser oriundas do soma, corpo, que as manda ao espírito ou originadas no próprio espírito que as transmite , via perispítito ao corpo físico. No 1° caso você é um mero espectador e no 2° esta dor que tem sua origem no espírito é causada por sofrimentos, tristezas, estados d'alma, que denotam o que de fato é real no Ser. podendo também ocorrer estados de alegria, felicidade, plenitude, sensações estas originadas no espírito que as lança para fora e repercutem no corpo físico com bem-estar, saúde, etc. O contrário se dá quando o espírito atormentado por "n" razões, envia mensagem ao corpo em forma de tristeza, dores, sofrimento, causando inúmeras doenças de natureza psicossomática, porque o espírito está desalinhado com seu Eu-Superior, e sofre no corpo físico as consequências desses desequilíbrios, de difícil solução para a medicina, ainda muito materialista que procura apenas no corpo físico as causas das maiorias das doenças que acometem a alma. Com carinho, Lúcia.