terça-feira, 17 de novembro de 2009

O NÃO FAZER

O fazer é do lado de fora; o não-fazer é do lado de dentro. O não-fazer é o seu ser privado, o fazer é o seu ser público. Eu não estou lhe ensinando que se torne santo. Se assim fosse, seria muito fácil: não faça isto, faça aquilo; simplesmente mude a periferia, mude os seus atos.

Eu estou tentando uma coisa totalmente diferente: uma mutação. Não é uma mudança de uma parte da periferia em outra parte da periferia, mas uma transmutação da periferia para o centro. O centro está vazio, ele é absolutamente vazio. Ali, você é. Ali é ser, não-fazer.

Algumas vezes isto vai acontecer: sentado diante de mim, você vai se perguntar o que está fazendo aqui. Nada. Você nada está fazendo aqui. Você está aprendendo como estar simplesmente, não como fazer; como não fazer coisa alguma: não ação, não movimento... como se tudo parasse, o tempo parasse. E em tal momento sem movimento, você está em sintonia com o presente, você está em sintonia com Deus.

.

domingo, 15 de novembro de 2009

TORTURA DE SI

Pessoas têm ferido seus corpos e têm mantido aquelas feridas sem curá-las; porque o corpo é o inimigo. Existem seitas cristãs, seitas hindus, seitas jainas e muitas outras que se tornaram muito astutas, habilidosas e eficientes no que diz respeito à tortura do próprio corpo. Eles desenvolveram grandes métodos de como torturar o corpo.

Toda espécie de estupidez tornou-se possível por causa de um simples erro. O erro é: enquanto você vive externamente, você tentar fazer com que a vida seja difícil para os outros; e quando você começa a se voltar para dentro, existe uma possibilidade de que a velha mente tentará fazer com que a sua vida seja difícil.

Lembre-se de que o buscador interior tem que estar confortável, porque somente numa situação confortável, num estado relaxado, alguma coisa pode acontecer. Quando você está tenso e desconfortável, nada é possível

.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

REALIZAR-SE (sutra 3 de 3)

O terceiro sutra é: viva só. A vida de meditação nasce em completa solidão, quando a pessoa está totalmente só. Mas geralmente o homem nunca está só. Ele está sempre cercado pelos outros. E quando ele não está no meio da multidão externa, ele está em uma multidão interna. Essa multidão tem que ser dispersada.

Não permita que a multidão se reúna dentro de você. E quanto ao lado de fora, viva por si próprio como se você estivesse sozinho neste Campo. Você não tem que manter relacionamentos com ninguém mais. No meio desses incontáveis relacionamentos vocês se esqueceram de vocês mesmos. Todos esses relacionamentos - nos quais vocês são amigos ou inimigos de alguém, pai ou filho, esposa ou marido - absorveram vocês de tal maneira que vocês são incapazes de conhecer a si mesmos em suas próprias individualidades.

Alguma vez vocês já tentaram imaginar o que vocês são, fora de todos esses seus relacionamentos? Alguma vez vocês já se livraram das vestimentas desses relacionamentos e viram a si mesmos sem elas? Distancie vocês mesmos de todos esses relacionamentos e vejam que vocês não são filhos de seus pais e mães, não são os maridos de suas esposas, nem o pai de suas crianças, nem o amigo de seus amigos, nem o inimigo de seus inimigos - e o que sobra é o seu verdadeiro ser. Aquela entidade remanescente é o que você é em si mesmo. Durante esses dias você tem que viver sozinho nesse ser.

.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

REALIZAR-SE (sutra 2 de 3)

O segundo sutra é: viva naturalmente. Todo o comportamento do homem é artificial e formal. Nós sempre nos mantemos encobertos por um falso manto e por causa dessa coberta nós gradualmente esquecemos nossa própria realidade. Você tem que deixar cair essa pele falsa e jogá-la fora.

Nós nos reunimos aqui, não para encenar um drama, mas para nos conhecermos, para compreendermos a nós mesmos. Da mesma forma que os atores de uma peça removem seus trajes e maquiagem e colocam-nos de lado após a apresentação, nestes cinco dias, você tem que remover suas falsas máscaras e jogá-las fora. Deixe que aquilo que é original e natural em você venha à tona e viva nisso. A meditação somente cresce numa vida simples e natural.

Durante esses dias de meditação, saiba que você não tem que manter nenhuma posição, você não é especial, você não tem qualquer status. Jogue fora todas essas máscaras. Você é simplesmente você, um ser humano comum, sem nome, sem status, sem classe, sem família, sem casta - simplesmente uma pessoa sem nome, um indivíduo muito comum. Você tem que viver desse jeito. E lembre-se que essa é também a nossa verdadeira realidade.

.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

REALIZAR-SE (sutra 1 de 3)

O primeiro sutra é: viva no presente. Durante os dias do Campo não se deixem levar pelo fluxo mecânico de seus pensamentos a respeito do passado e do futuro. É por causa disso que o momento vivo, o momento que realmente existe, é desperdiçado e se perde desnecessariamente. Nem o passado nem o futuro existem. Um é apenas a memória, o outro é apenas imaginação. Somente o presente é o momento vivo e verdadeiro. E se é para se conhecer a verdade, ela só pode ser conhecida se estivermos no presente.

Durante esses dias de meditação, mantenham-se conscientemente livres do passado e do futuro. Aceite que eles não existem. Somente o momento em suas mãos, o momento em que você está, existe. Você tem que viver nele, e vivê-lo totalmente.

Esta noite durma tão profundo como se todo o seu passado tivesse sido deixado de lado. Morra para o passado. E de manhã, acorde como um novo homem numa nova manhã. Não deixe que acorde aquele mesmo que foi para a cama. Deixe que aquele tenha um bom sono. Deixe que no lugar dele acorde o que está sempre novo e sempre revigorado.

Mantenha continuamente em sua lembrança por todo o tempo esse viver no presente, e fique alerta para que aquele pensamento mecânico a respeito do passado e do futuro nem volte de novo. Para isso, é suficiente permanecer atento. Se você permanecer atento, ele não vai se desencadear. A consciência destrói o hábito.

.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

BECO SEM SAÍDA


O fenômeno da morte é um dos mais misteriosos e assim também é o fenômeno do suicídio. Não defina o suicídio a partir da sua superfície. Ele pode significar muitas coisas. A minha compreensão é que as pessoas que cometem suicídio são as mais sensíveis no mundo, elas são muito inteligentes. Por causa de sua sensibilidade e de sua inteligência, elas têm dificuldade para conviver com este mundo neurótico.

A sociedade é neurótica. Ela existe sobre bases neuróticas. Toda a sua história é uma história de loucuras, de violência, guerras e destruições. Alguém diz, ‘Meu país é o maior do mundo’. Isto é uma neurose. Outro diz, ‘Minha religião é a maior e a mais evoluída do mundo’. Esta é outra neurose. E estas neuroses já entranharam no sangue e nos ossos e as pessoas tornaram-se muito embotadas e insensíveis. Elas tiveram que se tornar assim, caso contrário a vida ficaria impossível.

.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

FÁCIL x DIFÍCIL


Quando você aceita o desafio de um determinado método difícil, você cresce. Algo fácil não é necessariamente bom. Algo pode parecer fácil, mas não força qualquer mudança em você. Permite que você seja como você é, mas então isso é sem sentido. Todo o sentido está em criar algo em você, maior do que você é; algo em você, mais profundo do que você é. Todo o esforço é para ajudá-lo a ir um pouco além de si mesmo.

Uma coisa é fácil quando ela se ajusta a você. Uma coisa é difícil quando você tem que se ajustar a ela. Assim, lembre-se sempre de que o caminho é árduo. Não existem atalhos. Todo mundo chega por um caminho árduo. Quando alguma coisa se torna muito fácil, procure por algo árduo novamente.

Caso contrário, você viverá convenientemente, morrerá convenientemente, mas nada terá acontecido. Siga buscando por novos desafios. Siga olhando mais alto. Mesmo que pareça impossível de ser alcançado, isso ajudará você a crescer. A própria visão de algo grandioso imediatamente começa a transformar você. Você começa a se tornar maior até mesmo com um sonho de algo grandioso.
.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O MEDO DE SE EXPOR


Uma vez que você esteja pronta, corajosa e desafiadora; uma vez que você tenha experimentado a liberdade da verdade, a liberdade de expor a sua realidade, você poderá seguir por si mesma. Você conseguirá ser uma luz para si mesma.

Mas o medo é natural porque desde o início da infância, lhe foram ensinadas falsidades, e você se tornou tão identificada com o falso que abandoná-lo quase parece cometer suicídio. E o medo surge porque uma grande crise de identidade aparece.

Por cinquenta, sessenta anos, você tem sido um certo tipo de pessoa. Agora a Gita deve estar atingindo os sessenta. Por sessenta anos você tem sido um certo tipo de pessoa. Agora, nesta última fase de sua vida, abandonar aquela identidade e começar a aprender a respeito de si mesma desde o ABC é assustador. A cada dia a morte está se aproximando mais. Será esse o tempo para aprender uma nova lição? Quem sabe se você será capaz de completá-la ou não? Quem sabe?
.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

CITAÇÕES

“A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.”

“O Amor não deveria ser exigente,
senão, ele perde as asas e não pode voar;
torna-se enraizado na terra e fica muito mundano.
Então ele é sensualidade e traz grande infelicidade e sofrimento.”

"O rio passa ao lado de uma árvore, cumprimenta-a, alimenta-a, dá-lhe água...
e vai em frente, dançando. Ele não se prende à árvore.
A árvore deixa cair suas flores sobre o rio em profunda gratidão,
e o rio segue
em frente. O vento chega, dança ao redor da árvore e segue em frente.
E a árvore empresta o seu perfume ao vento... Se a humanidade crescesse,
amadurecesse, essa seria a maneira de amar."

.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

ÍNDIA

Por vinte dois séculos a Índia esteve numa escravidão política. Ora, um país existindo por vinte e dois séculos em escravidão não consegue ter qualquer alimento de ego no que diz respeito à vida política. Ela não pode se vangloriar de ter tido conquistadores do mundo como Alexandre, o Grande.

Por cinco mil anos, a Índia tem vivido de uma maneira muito supersticiosa. Os sacerdotes têm dominado a Índia mais do que em qualquer outro país, e eles são as pessoas mais espertas do mundo. Por causa de sua exploração, opressão, porque envenenaram a alma indiana por cinco mil anos, a Índia não tem sido capaz de encontrar qualquer caminho para a verdade. Os sacerdotes estiveram em pé, firmes como uma muralha da China contra a verdade.

Era uma questão de vida e morte para os sacerdotes. Ou a verdade ou o sacerdote – ambos não conseguiam conviver lado a lado, não havia qualquer possibilidade para sua coexistência. Se a verdade vence, os sacerdotes desaparecem. Por isso, não se pode permitir que a verdade vença e assim os sacerdotes continuam dominando. Nenhum outro país foi dominado pelos sacerdotes como a Índia. Por cinco mil anos uma escravidão espiritual...

.

sábado, 24 de outubro de 2009

MOMENTO E ETERNIDADE

Lembre-se de uma lei fundamental: aquilo que pode existir por um momento também pode se tornar eterno. Você não dispõe de dois momentos juntos, mas sempre de um momento. E se você puder transformar um momento em um estado de não pensamento, você está aprendendo o segredo. Então não haverá obstáculos, nenhuma razão para que você não possa mudar o segundo momento que também virá sozinho, com o mesmo potencial e a mesma capacidade.

Se você conhecer o segredo, você terá a chave mestra que poderá abrir qualquer momento para vislumbres de não-mente. Não-mente é o estágio final, quando a mente desaparece para sempre e o espaço sem pensamento se torna a sua realidade intrínseca. Se esses poucos vislumbres estão chegando, eles mostram que você está no caminho certo e que você está usando o método certo.

.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

FACE ORIGINAL

Face original é aquilo que Deus é. Face original quer dizer a sua face quando você não tinha qualquer definição, quando você não tinha corpo, não tinha contorno, nenhuma localização. Face original significa a sua realidade sem forma, quando você nem era nascido, quando nem mesmo seu pai e sua mãe eram nascidos,

Face original quer dizer a fonte de energia, a fonte de energia absoluta, a energia original, além da qual não conseguimos ir – além da qual não existe caminho algum para se ir. Face original quer dizer: abandone todas as máscaras, todos os nomes e todas as formas, e apenas continue olhando para dentro de si e tentando encontrar aquele algo que não foi criado por você, que não foi criado pela sociedade, que não é um sistema de crenças, que nada tem a ver com a sua mente.

E continue olhando, continue olhando… Um dia, você tropeça e dá de cara com o observar – que é a única coisa que você não criou, e que é a única coisa além da qual você não consegue ir. Deixe-me repetir, isso é significante. O observar é a única coisa em você, além da qual você não consegue ir. Você não consegue observar o observador.

.

sábado, 17 de outubro de 2009

AMA MESMO?

Você continua dizendo “Eu te amo” – mas você um dia já amou alguém? Você simplesmente usou os outros; Você não amou. Como usar os outros pode ser amor? Na verdade, usar outra pessoa é o ato mais destrutivo que alguém pode fazer neste mundo – porque usar outra pessoa como meio para se conseguir alguma coisa é crime.

Immanuel Kant, ao descrever o seu conceito de moralidade, diz que usar outra pessoa como meio é imoral – é o ato imoral básico. Nunca use outra pessoa como meio, pois todo mundo é um fim em si mesmo.

.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

BLOG INSTIGANTE - Selo de Reconhecimento


Esta premiação foi criada pelos blogs Osho-br e Koyanisqatsi.

O selo de qualidade Blog Instigante premia os blogs que, além da assiduidade das postagens e do esmero com que são feitos, provoca-nos a necessidade de refletir, quetionar, aprender e – sobretudo – que instigam as almas sedentas de conhecimento e sabedoria.

Escolhi abaixo os 7 mais instigantes, de acordo com meu modo de ver e sentir. São eles:


A Arte de ter Razão

Amoralya

Cinderela se rebela

Eucaliptos na Janela

Íntimo & Poético

Palavras de Osho

Vórtice

Os blogs agraciados escolherão – cada um – 7 blogs com as características acima descritas e deverão copiar a imagem do selo e o texto acima, adicionando-a ao espaço que convier.

Grato a todos,

Carlos Bayma

.

.