sábado, 17 de outubro de 2009

AMA MESMO?

Você continua dizendo “Eu te amo” – mas você um dia já amou alguém? Você simplesmente usou os outros; Você não amou. Como usar os outros pode ser amor? Na verdade, usar outra pessoa é o ato mais destrutivo que alguém pode fazer neste mundo – porque usar outra pessoa como meio para se conseguir alguma coisa é crime.

Immanuel Kant, ao descrever o seu conceito de moralidade, diz que usar outra pessoa como meio é imoral – é o ato imoral básico. Nunca use outra pessoa como meio, pois todo mundo é um fim em si mesmo.

.

8 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflexões disse...

Na falta da percepção de si as pessoas destroem as outras em nome do amor sem entender que tudo que sentem é ódio.

Como desse Kierkegaard:
"Ninguém pode ver-se a si próprio num espelho, sem se conhecer previamente, caso contrário não é ver-se, mas apenas ver alguém”
.
Deixo estar perguntar aos leitores: Quem é você !?

Psiquismo Desmistificado disse...

Muito bom meu amigo.
O ser humano, infelizmente, já esqueceu há muito tempo o que é amor verdadeiro.
Hoje a sociedade vive os meios, sem importar-se com o fim.
Hoje a individualidade não tem valor.
Que pena.
Abraços fraternais

angela disse...

É mal mesmo, quem já foi usado sabe como é.
abraços

cidaneuenschwander@gmail.com disse...

Amar alguém? Como será de fato isso se vivemos confusos entre os desamores. Amei, jovem, está guardado, no fundo, e convivo com esse amor, amei aos 50 e novamente, guardo e convivo. Como se vive com algo que somos obrigados a viver, assim vivo os que foram de fato amores.Guardados no coração.Diamantes brutos!

Hoje, sou usada provavelmente e deverei usar de certo. É fato! Que fazer?

Mesmo querendo um companheiro de vida apenas, uma divisão de sentimentos,um falar ao ouvido à noite, trocar alegrias , tristezas e preocupações, sair durante a semana quando for possível, amar muito, de forma inesquecível, voltar para casa e seguir em frente.

Simplesmente não desejo uma possessão...e não quero usar e ser usada. Quero a clareza do que decidi para a vida.Usem-se, se assim for decisão de vida!"Somos a soma das nossas decisões".

Estrela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflexões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Meu lar interior disse...

Noooossa... Como eu adoro este blog!!!
Há dois mil anos passou o Mestre dos Mestres pelo nosso planeta e AMOU MESMO, deixando o exemplo e muitos ensinamentos. Há personalidades da história mundial que procuraram realmente amar o próximo sem interesses. Pena que podemos contá-los nos dedos das mãos!
Obrigada por este blog
Abraço