terça-feira, 13 de outubro de 2009

O SÁBIO E O IDIOTA

Existe uma semelhança entre os idiotas e os iluminados. Para os iluminados, nenhum problema permanece; para os idiotas nenhum problema sequer surgiu. Os iluminados foram além dos problemas; os idiotas nem entraram neles. Os idiotas são muito inconscientes, como podem formular perguntas? É impossível um idiota perguntar ‘O que é sabedoria?’, ou ‘O que é libertação?’ ou ‘O que é desapego?’

E se um idiota perguntar, ele perguntará como satisfazer suas paixões, como prolongar a sua vida. Libertação? Não, um idiota perguntará como tornar as suas correntes douradas, como colocar diamantes em suas correntes.Se um idiota pergunta, serão tais coisas. Sabedoria? Um idiota não consegue imaginar que sabedoria possa existir. Ele não consegue aceitar nem mesmo a possibilidade. Ele dirá, ‘O que é sabedoria?’ Um idiota vive como um animal.

.

4 comentários:

cidaneuenschwander@gmail.com disse...

Carlos.
Estava tirando aqui um tempo do trabalho com as jovens,que terminou agora, quando me deparei com este texto, que me remeteu, engraçado, a uma situação, digamos, antiga.
Eu era uma adolescente.Em minha casa, uma grande mesa, todos juntos almoçando e algum assunto meio inusitado iniciou-se.Recordo de que escutei os comentários todos e um dos meus irmãos perguntou algo. Minha irmã começou a gozá-lo, porque fez uma pergunta inocente. E eu neste momento, calada que era, medidativa, respondi a ela. Você deveria perguntar-se mais sobre as coisas,não faça isso com ele, a idiotia é sua. Daí para a frente lembro-me apenas do silêncio!

angela disse...

Este post é bem interessante, a imagem é otima e tenho gostado de ve-lo mais por aqui
abraços

Estrela disse...

Com essa postagem lembrei de uma última visita a um "amigo",quando sem ter nem pra que ele disse: "eu sou um sábio!" Nesse caso, quem era
o (a) idiota?
Rsrsrsrsrs!!!!
Bye!

Psiquismo Desmistificado disse...

Parabéns prezado
O blog é instigante de fato, pois os textos têm conteúdo muito bom.
Abraços fraternais