sexta-feira, 28 de novembro de 2008

FRASES DE OSHO [ I ]

"Como desenvolver-se? Simplesmente observe uma árvore. Enquanto a árvore cresce, suas raízes crescem para baixo, tornam-se mais profundas. Existe um equilíbrio; quanto mais alto a árvore vai, mais fundo as raízes vão. Na vida, desenvolver-se significa crescer profundamente para dentro de si mesmo - que é onde suas raízes estão."


"Faça todas as coisas criativas, faça o melhor a partir do pior - isso é o que eu chamo de arte."


"Existem muitas religiões, porque existem muitas pessoas infelizes. Uma pessoa feliz não precisa de religião. Uma pessoa feliz não precisa de templo, nem de igreja, porque para uma pessoa feliz, todo o universo é um tempo, toda a existência é uma igreja. Uma pessoa feliz não tem nada parecido com uma atividade religiosa, porque toda a sua vida já é religiosa."


"Não tente ser comum, caso contrário você vai fracassar e você irá criar miséria para si mesma. Eu mesmo não posso ajudar, eu não posso ir contra o Tao, contra a lei fundamental da vida. Deus só cria o extraordinário. Toda essa existência é especial."


"Ciúme não é bom, mas um ciúme reprimido é muito mais perigoso que um ciúme expressado. Não ter qualquer ciúme é o melhor, mas já que não é assim, a escolha mais próxima deveria ser o ciúme expressado, o melhor mais próximo é o ciúme expressado."


"Não há nenhum caminho, nenhum lugar para se ir, nenhum conselheiro, nenhum professor, nenhum mestre.Parece difícil, parece áspero, mas estou fazendo isso porque amo vocês e as pessoas que não fizeram isso, não amaram vocês de jeito algum. Eles amaram a eles mesmos e amaram ter uma grande multidão ao redor deles – quanto maior a multidão, mais eles se sentiam nutridos em seus egos. Eis porque chamei à própria iluminação de o último jogo. Quanto mais cedo você abandoná-lo, melhor. Por que não apenas simplesmente ser? Por que desnecessariamente correr pra cá e pra lá? Você é o que a existência quer que você seja. Então relaxe."



"Se você quiser espirrar, você terá que espirrar, eu não posso fazer isso por você. Se você quiser assoar o nariz, você que terá que fazer isso, eu não posso fazer por você. Existem algumas coisas que você tem que fazer por si mesmo. Esta é uma das coisas mais fundamentais da vida."


"Aquilo que você não desenvolveu de livre e espontânea vontade, você perderá. Você não pode desfrutar aquilo que não cresceu em seu ser espontaneamente. Você desfruta o seu próprio crescimento."


"A criança obediente é elogiada pelos seus pais, pelos professores, por todo mundo, enquanto a criança brincalhona é condenada. O seu espírito brincalhão pode ser absolutamente inofensivo, mas ele é negado porque potencialmente existe um perigo de rebelião. Se a criança continuar crescendo com total liberdade para ser brincalhona, ela vai acabar sendo um rebelde. Ela não será facilmente escravizada, ela não se alistará facilmente num exército para destruir pessoas ou ser destruída."

"Os políticos precisam de exposição porque em seus armários existem muitos esqueletos. Todo político é um criminoso, mas um criminoso bem sucedido."

.
.

Um comentário:

Silvânia Dutra disse...

...Na vida, desenvolver-se significa crescer profundamente para dentro de si mesmo - que é onde suas raízes estão".

O auto-conhecimento nos torna sensível, sensato e confiante.
Reflete em nossas ações por mais simples que sejam.