sexta-feira, 2 de outubro de 2009

TRECHOS

A mesma energia que faz de você um pecador, pode fazê-lo um santo. Na verdade, ser um pecador é mais complexo, mais difícil, mais trabalhoso. Ser um santo não é complexo nem trabalhoso. E ser religioso definitivamente não é trabalhoso. É a mesma energia! Você está mantendo os seus olhos fechados, e despendendo muita energia para mantê-los fechados. A mesma energia que os está mantendo fechados, se relaxados, irá ajudá-los a se abrirem.
.
.
Um coração aberto é um fenômeno natural; um ser aberto é simplesmente natural. Um ser fechado é muito antinatural, muito artificial; você tem que colocar toda a sua energia nisso. Essa é a minha observação em milhares de pessoas: elas dão toda a sua energia para se manterem miseráveis. Permanecer no inferno é um grande investimento. Não é fácil, é muito difícil. Você precisa ser muito forte para estar no inferno, muito teimoso, decidido. (...) Você tem que ser duro como um diamante, somente então você pode permanecer no inferno. Se não for assim... ninguém está impedindo o seu caminho. Basta relaxar e você entra no céu, o relaxamento é a porta.
.
.
Durante séculos, as religiões tentaram atingir um pólo com a exclusão do outro. Existem religiões de meditação como, por exemplo, o jainismo e o budismo - são religiões meditativas, estão enraizadas na meditação. E existem religiões bhakti, religiões de devoção: o sufismo, o hassidismo - que estão enraizadas no amor. A religião baseada no amor precisa de Deus como o 'outro' a quem amar, a quem rezar. Sem um Deus, a religião de amor não consegue existir, é inconcebível - vocês precisam de um objeto de amor. Porém, uma religião de meditação consegue existir sem o conceito de Deus; essa hipótese pode ser descartada. Por isso o Budismo e o Jainismo não acreditam em Deus algum. Não há necessidade de um outro. A pessoa tem apenas que saber como ficar só, como permanecer silenciosa, como ficar quieta, como estar absolutamente calma e quieta dentro de si mesma. O outro tem que ser completamente abandonado, esquecido. Por isso, essas são religiões atéias.

2 comentários:

angela disse...

Muito interesante essa distinção entre as religiões e deus

Estrela disse...

Tem razão. Cada pessoa encara a religião de uma maneira singular. A religião de Buda era aquilo em que ele próprio acreditava. A religião de Cristo eram preceitos nos quais ele mesmo acreditava e pelos quais foi crucificado. Enfim,toda religião gira em torno de uma crença.
Acredito em um Deus que é amor puro e jamais irá me cobrar retorno
semelhante,porque Ele me conhece.Eu acredito e o amo sim, não acima de todas as coisas como reza o mandamento ( porque dele só ouvi falar), mas como amo a mim mesma.Não adianta ser falsa porque Ele conhece meu coração.Vou crer em suas maravilhas sempre.Questionamentos sempre existirão,mas não estou interessada em fazê-los.Essa é minha religião.