quarta-feira, 12 de agosto de 2009

EXTREMOS

"É apenas nos extremos, quando a vida se defronta com uma crise que a transformação acontece"
.
.
.
.
No Ocidente, por causa da frustração, as pessoas estão se tornando cada vez mais interessadas em meditação, prece e contemplação. Isso também é parte da mesma frustração. A minha observação pessoal é que a pessoa se torna um meditador apenas quando lhe restam duas possibilidades: suicídio ou transformação.
Quando no mundo externo parece haver apenas suicídio e nada mais, a pessoa, então, se volta para dentro.

.
Somente em tal ponto, no pico da frustração, a pessoa se volta para dentro. A volta para dentro não acontece a uma pessoa morna e insensível; ela acontece apenas quando as coisas estão realmente quentes e não mais existe qualquer caminho externo. Todos os caminhos já provaram ser falsos. Quando você ficou totalmente frustrado com o mundo exterior e todas as jornadas externas, quando toda a extroversão parece não ter mais sentido, somente então surge o desejo, o anseio por uma peregrinação mais interna.

Isso tem sido sempre assim. É apenas nos extremos, quando a vida se defronta com uma crise que a transformação acontece. A água evapora aos cem graus; essa temperatura elevada é necessária. O Ocidente criou essa temperatura elevada de frustração. Umas poucas pessoas se tornarão violentas, umas poucas se tornarão assassinas, outras se tornarão suicidas, mas a maior parte da humanidade começará a se voltar para dentro.
.
.
.

4 comentários:

angela disse...

e parece que é isso que esta aconecendo, cada vez mais pessoas estão meditando.
abraços

Lúcia Leite disse...

As pessoas estão passando por uma crise de valores, onde a frustação chegando ao ponto máximo, leva-as a uma crise existêncial sem precedentes, fazendo-as voltar-se para seu mundo interior, em busca de uma saída para seus conflitos, que se não resolvidos podem levá-las a estados depressivos, e em casos extremos até a suicídios ou atos de violência contra terceiros. Porém uma vez que se chegou ao ápice da crise pode acontecer a tão esperada transformação, em busca de novos horizontes. E que quando alcançados volta-se ao estado de inquietação inicial. de eterna busca que faz parte de nossa caminhada evolutiva, pois estamos sempre em busca de algo e quando o alcançamos, volta a insatisfação, pois é isto que impulsiona nosso caminhar, nossa evoluçao. O homem é um eterno insatisfeito e é esta insatisfação que o faz progredir, quando não o leva a estados desesperadores de perda de identidade, de um vazio existêncial, de consequências imprescindíveis. Um grande abraço, Lùcia.

Divinius disse...

A pessoa morna e insensível por momentos pode ver...

Blogue mt bom ...

EDUARDO POISL disse...

Ninguém tem culpa
Daquilo que não fomos
Não ouve erros

Nem cálculos falhados

Sobre a estipe de papel;
Apenas não somos os calculistas
Porem os calculados

Não somos os desenhistas
Mas os desenhados
E muito menos escrevemos versos
E sim somos escritos

Ninguém é culpado de nada
Neste estranhar constante
Ao longe uma chuva fina
Molha aquilo que não fomos...

Autor: Desconhecido
Um lindo final de semana com todo carinho para você.
Abraços