quarta-feira, 15 de julho de 2009

VERDADE

"A verdade é. Ela simplesmente é. Nada pode ser dito a respeito dela. E tudo que puder ser dito a respeito dela irá torná-la falsa"
.
.
.
.
Não há necessidade de qualquer explicação. Não explicada, completamente imediata, a verdade é. Ela circunda você. Ela está dentro de você e sem você. Não há necessidade de se chegar a qualquer conclusão a respeito dela. Ela já é conclusiva! Você está nela.Você não consegue ser sem ela. Não há maneira alguma de perdê-la. Não há maneira alguma de se desviar dela. Você pode estar dormindo profundamente, inconsciente, mas ainda assim você estará nela.

.
Assim, aqueles que conhecem a verdade sabem muito bem que a filosofia não irá ajudar. Quanto mais você tentar conhecer a respeito da verdade, mais você se tornará adormecido. O próprio esforço para conhecer levará você a se perder. A verdade pode ser sentida, mas não pode ser conhecida. Quando eu digo que ela pode ser sentida, eu quero dizer que você pode estar presente nela, que ela pode estar presente em você. Existe uma possibilidade de um encontro. Existe uma possibilidade de tornar-se um com ela. Mas não existe uma maneira de se conhecê-la.

.
.
.
.

3 comentários:

angela disse...

Parece que resolveu seu problema com o virus. Bom retorno.
Otima escolha de texto. Osho é sempre brilhante.
beijo

Lúcia Leite disse...

A verdade é uma só, é o que é. Mas parece paradoxal, porque a minha verdade é diferente da sua verdade, isto devido a ótica, pela qual analisamos o problema ou ponto de vista. A verdade vista por este ângulo é uma dicotomia, porque é o que é, e ao mesmo tempo não é o que parece ser, depende do ponto de vista de cada um. Portanto, não devemos emitir juízo de valor acerca de determinada verdade, porque estaremos analisando-a segundo nosso ponto de vista e visão de mundo. E você, é você, a está analisando segundo sua ótica, portanto a verdade parece ter duas vertentes, mas na realidade ela é uma só, apenas o foco de análise é que muda. Então, concluímos que a verdade por ser uma só,´porém analisada de diferentes pontos, nos parece multifacetada e paradoxal. Mas é o que é, e nada pode mudar isto.
Abraço, Lúcia.

Anônimo disse...

Lúcia Leite,
Voce e o OSHO dizem que a verdade é uma só, é o que é.
Isso nos remete a uma autoridade universal incontestável.
Será que o universo tem um chefe ?
Ou será que, na ausência dele, também encontraremos a ausência da verdade ?
Ou, seja, então pode NÃO EXISTIR a tal da verdade, e o universo é dinâmico e mutante, eternamente se recriando e se aperfeiçoando. Um universo probabilístico, talvez com alguns eventos cíclicos !
Falando em probablilidades, é bem provável que o OSHO não soubesse nada de matemática avançada, astrofísica ou genética.
Por exemplo, hoje 93 % do DNA humano é idêntico ao do chimpanzé. Sempre foi assim e continuará sendo ? - que bom que mapearam !
Então na tentativa de silenciar a mente na meditação, consegue-se uma separação da influência do DNA ? - ou seja, o animal continua lá, BEM LÁ, mesmo na mente em sub-frequências.
Talvez isso explique os 200 Rolls-Royce que o OSHO tinha na garagem e que ele disse que não eram dele mas do município onde tinha seu ranchinho de 6 milhões de dólares no Oregon.

José Siqueira