quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

FRASES DE OSHO [ II ]

"Pare de procurar preencher as expectativas dos outros, e pare de esperar que os outros preencham as suas. Lembre-se: se você sofrer, você estará sofrendo por sua causa; se os outros sofrem, eles sofrem por causa deles. Ninguém sofre por causa dos outros – lembre-se disso profundamente. Somente então você será capaz de ser realmente sincero para com seu ser interior. "


"Se sua vida não é feliz, então, saiba que você está vivendo da maneira errada. O sofrimento é o critério de se estar errado; e a felicidade é o critério de se estar certo - não há nenhum outro critério".


"Quando você tiver tido um pequeno vislumbre de que você é o criador de sua própria miséria, será muito difícil para você, continuar a criá-la então. É fácil viver na miséria quando você sabe que os outros a estão criando – o que fazer? Você não tem saída. Eis porque vivemos jogando ass responsabilidades nos outros."


"Ninguém pode satisfazer suas expectativas; ninguém está aqui para satisfazer suas expectativas. Todo mundo está aqui para satisfazer as próprias expectativas; ninguém está aqui para satisfazer ninguém. Todo mundo está aqui para satisfazer a si mesmo, mas você espera que os outros o satisfaçam e os outros esperam que você os satisfaça. Então existe conflito, violência, luta e miséria."


“Uma vez que você abandone as expectativas, você aprendeu a viver. Então tudo o que acontece o deixa satisfeito, seja o que for. Você nunca fica frustrado, simplesmente porque em primeiro lugar você não estava esperando nada. Assim, a frustração é impossível. A frustração é uma sombra da expectativa. Com o abandono da expectativa, a frustração cai por sua própria conta.”

"
Não fique preocupado com críticas e não se interesse por elogios. Se você estiver interessado em ser elogiado pelos outros, então você não poderá ficar sem se importar com as críticas. Permaneça à distância. Elogio ou crítica , é a mesma coisa. Sucesso ou fracasso, é a mesma coisa .

.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom msm....serviu muito para seguir minha vida em frente depois do fim do namoro.

Anônimo disse...

Osho sabe descrever nossas fraquesas como ninguém mais. Nossa ignorãncia é tamnha que sofremos desnecessariamente. A frase que destaca-se em minha vida : " Opte por aquilo que faz seu coração vibrar" , pra mim a mais bela e também a mais difícil de ser posta em prática.
Realmento somos moldados, vemos apenas o que nossos olhos conseguem ver, sem sentir..

Amanda Sanctorum disse...

Muito bom esse texto!
Descobri Osho por acaso a uns anos quando uma amiga me emprestou um livro, segundo ela, muito criticado por um tio, muito católico.Gostei e me identifiquei demais com os seus ensinamentos reflexivos.Sempre tive um lado meio rebelde, mas também acompanhado de uma culpa, proveniente creio,do que sempre ouvimos "pro nosso bem". Como de fato somos moldados e acabamos por nos distanciarmos tanto de nos mesmos que tantos se perdem definitivamente. Eu estou sempre a minha procura e mesmo tendo fraquezas, o que julgo vantajosa e a consciência delas e a vontade louca de melhorar como ser, evoluir sempre!
Mais uma vez, com esse texto me identifiquei e pude refletir melhor. Costumo sempre dizer a frase: "Sem expectativas, sem frustrações!" e de fato faz com que o que vier me surpreenda. Acho que minha maior qualidade é me surpreender com o cotidiano, com o óbvio, com o que muitos deixam de ver em sua frente, porque aguardam sempre mais...

Amanda

Anônimo disse...

Como a Amanda descobri Osho por acaso lendo um livro onde ele foi mencionado.
E estou gostando muito, pois tenho lutado para entender o porque das pessoas viverem sempre no que é velho. E ai penso que eu é que estou errada pois é difícil ou talvez impossível (pelo menos onde moro) achar quem entenda de querer virar essa pagina ja cheia de teia de aranha que já não nos servem mais.