segunda-feira, 19 de julho de 2010

ENERGIA


A energia em uma pedra é a mais baixa forma, a mais dormente, a mais fechada, mais adormecida. Então tem o mundo das plantas, das árvores. Elas abriram um pouco mais. Elas estão mais disponíveis à existência do que uma pedra. Elas comunicam-se com o sol, com a lua, com as estrelas, e esta comunicação é comunicação de energia. Elas levam energia; dão energia. E esta é a ecologia da existência completa, uma tremenda interdependência. De todas as maneiras possíveis, existe uma transferência delicada de energia que acontece em todos os lugares.

O homem expira, e ele está expirando certa energia que nós chamamos gás carbônico; não é nenhuma matéria. Ele inspira, novamente outra forma de energia, oxigênio. As árvores fazem exatamente o oposto: elas exalam oxigênio; e inalam gás carbônico. É assim que o equilíbrio é mantido.

Em milhões de formas, a energia está se movendo através dos diferentes organismos. E mais elevado do que as plantas são os animais que têm a capacidade de se movimentar. Há um vinculo: existem plantas que não podem se mover, e plantas que podem mover-se um pouco; têm animais que podem se mover por milhas, e têm pássaros que podem se mover milhares de milhas. Este movimento faz sua energia dinâmica.

Estes são desenvolvimentos de energia. E acima de todos estão os seres humanos que têm energia que contém vida e movimento. Mas poucos deles podem atingir a consciência, que é a maior forma de energia desenvolvida. E o caminho da consciência é exatamente como o caminho de um rio. Segue o caminho da gravidade para baixo.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


2 comentários:

Solange Maia disse...

vivo atrás desse equilibrio... de saber lidar com minha energia...

beijo Carlos...

Anônimo disse...

Viver em harmonia requer pouca coisa ou quase nada... apenas estar atento às pequenas coisas no dia a dia e viver deliberadamente.
Abraço grande.
Silvânia