quinta-feira, 26 de março de 2009

TEMPO E ESCASSEZ

"Toda economia depende da escassez: se alguma coisa é escassa, ela se torna valiosa"
.
.
.
O oriente vive imerso em mitos. Um mito significa uma tema repetitivo, o essencial está sempre no presente. No ocidente os mitos não têm sentido. Se você puder provar que uma coisa é itológica, ela perde seu sentido. É preciso provar sempre que foram fatos históricos, que aconteceram dentro do tempo. É necessário (no ocidente) ser absolutamente preciso.

Como eu disse antes, este conceito linear de uma vida única cria ansiedade. Por isso, quando você fica em silêncio, sozinho, fica preocupado. Uma coisa é certa para você: o tempo está sendo disperdiçado. Você não está fazendo nada, está apenas sentado. Por que você está disperdiçando sua vida? E esse tempo não pode ser recuperado, porque no ocidente se ensina que tempo é dinheiro.

Isso está absolutamente errado, porque a riqueza é criada pela escassez e o tempo não é escasso. Toda economia depende da escassez: se alguma coisa é escassa, ela se torna valiosa. Mas o tempo não é escasso, está sempre presente. Não é possível esgotá-lo, então o tempo não pode ser econômico e, portanto, não pode representar riqueza.

Ainda assim continuam ensinando que o tempo é uma riqueza que não deve ser desperdiçada, pois não voltará.
.
.
.
Trecho do livro Aprendendo a Silenciar a Mente
.
.
.
.

Nenhum comentário: