sábado, 29 de novembro de 2008

ENCONTROS E DESENCONTROS

Você está dizendo, "Ultimamente eu tenho percebido que o meu companheiro é um estranho para mim". Isso é bom. Isso é parte de uma compreensão que está crescendo. Somente pessoas infantis pensam que elas conhecem umas às outras. Você não conhece nem a si mesmo, como se pode conceber que você conheça o seu companheiro?

Nem o seu companheiro conhece a si mesmo, nem você conhece a si mesma. Dois seres desconhecidos, dois estranhos que nada sabem a respeito deles mesmos estão tentando conhecer um ao outro. Isso é um exercício fútil. Isso está fadado a ser uma frustração, um fracasso. E é por isso que os amantes ficam raivosos uns com os outros. Eles pensam que talvez o outro não esteja permitindo a sua entrada no seu mundo particular. "Ele está me mantendo afastada, ele está me mantendo à distância". E ambos seguem pensando da mesma maneira. E isso não é verdadeiro, todas as reclamações são falsas. Eles simplesmente não compreendem a lei da natureza.

Ao nível do corpo, vocês podem se aproximar mas vocês não podem se tornar um. Apenas no nível do coração vocês podem se tornar um, mas só momentaneamente, não permanentemente. Ao nível do ser, vocês já são um. Não existe a necessidade de se tornar um. Isso apenas tem que ser descoberto.
.
.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

FRASES DE OSHO [ I ]

"Como desenvolver-se? Simplesmente observe uma árvore. Enquanto a árvore cresce, suas raízes crescem para baixo, tornam-se mais profundas. Existe um equilíbrio; quanto mais alto a árvore vai, mais fundo as raízes vão. Na vida, desenvolver-se significa crescer profundamente para dentro de si mesmo - que é onde suas raízes estão."


"Faça todas as coisas criativas, faça o melhor a partir do pior - isso é o que eu chamo de arte."


"Existem muitas religiões, porque existem muitas pessoas infelizes. Uma pessoa feliz não precisa de religião. Uma pessoa feliz não precisa de templo, nem de igreja, porque para uma pessoa feliz, todo o universo é um tempo, toda a existência é uma igreja. Uma pessoa feliz não tem nada parecido com uma atividade religiosa, porque toda a sua vida já é religiosa."


"Não tente ser comum, caso contrário você vai fracassar e você irá criar miséria para si mesma. Eu mesmo não posso ajudar, eu não posso ir contra o Tao, contra a lei fundamental da vida. Deus só cria o extraordinário. Toda essa existência é especial."


"Ciúme não é bom, mas um ciúme reprimido é muito mais perigoso que um ciúme expressado. Não ter qualquer ciúme é o melhor, mas já que não é assim, a escolha mais próxima deveria ser o ciúme expressado, o melhor mais próximo é o ciúme expressado."


"Não há nenhum caminho, nenhum lugar para se ir, nenhum conselheiro, nenhum professor, nenhum mestre.Parece difícil, parece áspero, mas estou fazendo isso porque amo vocês e as pessoas que não fizeram isso, não amaram vocês de jeito algum. Eles amaram a eles mesmos e amaram ter uma grande multidão ao redor deles – quanto maior a multidão, mais eles se sentiam nutridos em seus egos. Eis porque chamei à própria iluminação de o último jogo. Quanto mais cedo você abandoná-lo, melhor. Por que não apenas simplesmente ser? Por que desnecessariamente correr pra cá e pra lá? Você é o que a existência quer que você seja. Então relaxe."



"Se você quiser espirrar, você terá que espirrar, eu não posso fazer isso por você. Se você quiser assoar o nariz, você que terá que fazer isso, eu não posso fazer por você. Existem algumas coisas que você tem que fazer por si mesmo. Esta é uma das coisas mais fundamentais da vida."


"Aquilo que você não desenvolveu de livre e espontânea vontade, você perderá. Você não pode desfrutar aquilo que não cresceu em seu ser espontaneamente. Você desfruta o seu próprio crescimento."


"A criança obediente é elogiada pelos seus pais, pelos professores, por todo mundo, enquanto a criança brincalhona é condenada. O seu espírito brincalhão pode ser absolutamente inofensivo, mas ele é negado porque potencialmente existe um perigo de rebelião. Se a criança continuar crescendo com total liberdade para ser brincalhona, ela vai acabar sendo um rebelde. Ela não será facilmente escravizada, ela não se alistará facilmente num exército para destruir pessoas ou ser destruída."

"Os políticos precisam de exposição porque em seus armários existem muitos esqueletos. Todo político é um criminoso, mas um criminoso bem sucedido."

.
.

ARTE DE VIVER [ I ]

Livro: O Livro da Cura

O primeiro passo na arte de viver será criar uma linha de demarcação entre ignorância e inocência. Inocência tem que ser apoiada, protegida - porque a criança trouxe com ela o maior tesouro, o tesouro que os sábios encontram depois de esforços árduos. Os sábios têm dito que se tornaram crianças novamente, que eles renasceram... Sempre que você perceber que perdeu a oportunidade da vida, o primeiro princípio a ser trazido de volta é a inocência.

Abandone o seu conhecimento, esqueça as suas escrituras, esqueça as suas religiões, suas teologias, suas filosofias. Nasça novamente, torne-se inocente - e a possibilidade está em suas mãos. Limpe a sua mente de todo conhecimento que não foi descoberto por você mesmo, de todo conhecimento que foi tomado emprestado dos outros, tudo o que veio pela tradição, convenção, tudo o que lhe foi dado pelos outros - pais, professores, universidades. Simplesmente desfaça-se disso. Novamente seja simples, mais uma vez seja uma criança. E esse milagre é possível pela meditação.

Meditação é apenas um método cirúrgico não convencional que corta tudo aquilo que não é seu e só preserva aquilo que é o seu autêntico ser. Ela queima tudo o mais e o deixa nu, sozinho embaixo do sol, no vento. É como se você fosse o primeiro homem que tivesse descido na Terra - que nada sabe e que tem que descobrir tudo, que tem que ser um buscador, que tem que ir em peregrinação.

O segundo princípio é a peregrinação. A vida deve ser uma busca - não um desejo, mas uma pesquisa: não uma ambição para tornar-se isso, para tornar-se aquilo, um presidente de um país, ou um primeiro-ministro, mas uma pesquisa para encontrar 'Quem sou eu?'. É muito estranho que as pessoas que não sabem quem elas são, estão tentando se tornar alguém. Elas nem mesmo sabem quem elas são neste momento! Elas não conhecem os seus seres - mas elas têm um objetivo de vir a ser.

Vir a ser é a doença da alma. O ser é você e descobrir o seu ser é o começo da vida. Então cada momento é uma nova descoberta, cada momento traz uma alegria. Um novo mistério abre as suas portas, um novo amor começa a crescer em você, uma nova compaixão que você nunca sentiu antes, uma nova sensibilidade a respeito da beleza, a respeito da bondade.

.

.

SOBRE OSHO (parte III)

De 1981 a 1985, o experimento de comuna ocorreu nos Estados Unidos, numa região de mais de duzentos quilômetros quadrados, no alto deserto do Oregon. A ênfase primordial da vida da comuna era construir a cidade de Rajeeshpuram, um "oásis no deserto". E num período de tempo milagrosamente curto, a comuna construiu casas para cinco mil pessoas e começou a reverter décadas de estragos - devido ao excessivo uso da terra - restaurando riachos, construindo lagos e reservatórios, desenvolvendo uma agricultura auto-suficiente e plantando milhares de árvores.

Em Rajneeshpuram, meditações e programas de terapia aconteciam na Rajneesh International Meditation University. As facilidades modernas construídas para a Universidade e seu meio ambiente acolhedor possibilitaram profundidade e expansão de seus programas, o que antes não era possível. Cursos e treinamentos de longa duração foram desenvolvidos, e atraíram um grande número de participantes, incluindo muitos que já eram profissionais, mas que desejavam expandir suas habilidades e o entendimento de si mesmos.


No final de 1985, contudo, a oposição do governo local e federal a Osho e à comuna tornou impossível a continuação do experimento. A comuna foi dispersa e Osho encaminhou-se para um tour pelo mundo, concedendo entrevistas à imprensa e proferindo discursos para discípulos no Himalaia, na Grécia e no Uruguai, antes de retornar à Índia, em meados de 1986.


Em janeiro de 1987, Osho restabeleceu-se em Puna, proferindo discursos duas vezes ao dia. No prazo de alguns meses a comuna de Puna começou um programa completo de atividades e se expandiu muito mais do que anteriormente. Foi mantido o padrão de facilidades modernas estabelecido nos Estados Unidos, e Osho deixou claro que a nova comuna de Puna deveria ser um oásis do século XXI, mesmo na Índia subdesenvolvida. Mais e mais pessoas vinham do Oriente, particularmente do Japão, e suas presenças trouxeram um enriquecimento correspondente nos programas de cura e de artes marciais. Artes visuais e de performance também floresceram, juntamente com a nova Escola de Mistério. A diversidade e a expansão refletiram-se na escolha, por Osho, do nome Multiversidade, que abrigava todos os programas.


E a ênfase na meditação fortaleceu-se ainda mais - esse era um tema constantemente abordado nos discursos de Osho, e ele desenvolveu e introduziu muitos novos grupos de meditação, incluindo a No-Mind, a Rosa Mística e o Born Again.


Cerca de nove meses antes de deixar seu corpo, Osho ditou a seguinte inscrição para o seu samadhi, a cripta de mármore e espelho que contém suas cinzas.



Osho - nunca nasceu, nunca morreu.

Apenas visitou este planeta Terra entre

11 de Dezembro de 1931 e 19 de Janeiro de 1990.
.
.
.
.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

SOBRE OSHO (parte II)

Começou a conduzir campos de meditação por toda a Índia, proferindo discursos aos participantes e orientando pessoalmente meditações por ele desenvolvidas. No início dos anos 70 os primeiros ocidentais começaram a ouvir falar de Osho, e juntaram-se ao crescente número de indianos que foram iniciados por ele no neo-sannyas. Em 1974, uma comuna estabeleceu-se à volta de Osho, em Puna, Índia, e logo os poucos visitantes do Ocidente tornaram-se bastante numerosos. Muitos eram terapeutas que se deparavam com as limitações das terapias ocidentais e que procuravam uma abordagem que pudesse alcançar e transformar as profundezas da psique humana.

Osho os encorajou a contribuírem com suas habilidades à comuna e trabalhou intimamente com eles para desenvolverem suas terapias no contexto da meditação. O problema com as terapias desenvolvidas no Ocidente, ele disse, é que elas estão limitadas a tentar tratar a mente, enquanto que o Oriente há muito compreendeu que a própria mente, ou melhor, nossa identificação com ela, é o problema.

As terapias podem ser úteis - como os estágios catárticos das meditações que desenvolveu - para aliviar as pessoas de suas emoções e medos reprimidos, e para auxiliá-las a se perceberem mais claramente. Entretanto, a não ser que comecemos a nos desapegar dos mecanismos da mente e suas projeções, desejos e medos, iremos sair de um buraco somente para cair num outro. A terapia, portanto, deve andar de mãos dadas com o processo de desidentificação e testemunho, conhecido como meditação.

No final dos anos 70, a comuna em Puna abrigava o maior centro de terapia e crescimento do mundo, e milhares de pessoas vinham participar dos grupos de terapia e meditação, sentar com Osho em seus discursos diários e contribuir com a vida da comuna. Alguns retornavam a seus países e estabeleciam centros de meditação.


.

SOBRE OSHO (parte I)

Desde sua infância, na Índia, estava claro que Osho não seguiria as convenções do mundo à sua volta. Passou os primeiros sete anos de sua vida com seus avós maternos, que lhe permitiram liberdade de ser ele mesmo, da qual poucas crianças desfrutam. Ele era uma criança solitária, preferindo passar longas horas sentado em silêncio ao lado de um lago, ou explorar as redondezas sozinho.

A morte de seu avô materno, diz ele, teve um efeito profundo em sua vida interior, provocando-lhe uma determinação de descobrir o imortal da vida. Ao se juntar à crescente família de seus pais e entrar na escola, estava firmemente fundamentado na clareza e no senso de si mesmo, que lhe deram a coragem de desafiar todas as tentativas dos mais velhos de moldarem a sua vida.

Ele nunca fugia de controvérsias. Para Osho, a verdade não pode fazer concessões, pois assim deixa de ser verdade. E a verdade não é uma crença, mas uma experiência. Ele nunca pede às pessoas para acreditarem no que ele diz, mas, ao contrário, pede que experimentem e percebam por si mesmas se o que ele está dizendo é verdadeiro ou não. Ao mesmo tempo, ele é implacável ao encontrar meios e maneiras de revelar o que as crenças de fato são - meros consolos para amenizar nossas ansiedades frente ao desconhecido, e barreiras para o encontro de uma realidade misteriosa e inexplorada.

Após sua iluminação, aos vinte e um anos de idade, Osho completou seus estudos acadêmicos e passou vários anos ensinando filosofia na Universidade de Jabalpur. Enquanto isso, viajava pela Índia proferindo palestras, desafiando líderes religiosos ortodoxos, em debates públicos e encontrando pessoas de todas as posições sociais. Ele leu extensivamente tudo o que pôde encontrar para expandir sua compreensão dos sistemas de crença e da psicologia do homem contemporâneo.

No final da década de 60, Osho começou a desenvolver suas técnicas de meditação ativa. O ser humano moderno, ele disse, está tão sobrecarregado com as tradições antiquadas do passado e com as ansiedades da vida moderna, que precisa passar por um profundo processo de limpeza antes de poder descobrir o estado de meditação relaxado e sem pensamento.
.
.
.
.

RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE

Livro: Religiosidade é diferente de religião (trecho do cap.01)


Religião não é o que as pessoas pensam que seja. Não é cristianismo, não é hinduísmo, não é islamismo. A suposta religião é uma rocha morta. Eu não ensino religião, mas religiosidade: um rio que flui, mudando continuamente seu curso, mas que finalmente chega ao oceano.

Uma rocha pode ser muito antiga, muito experiente, mais velha que qualquer Rigveda*, mas uma rocha é uma rocha, e está morta. Ela não se move com as estações, não se move com a existência; ela está simplesmente aí. Você já viu alguma rocha cantando ou dançando?

Para mim, religião é uma qualidade, e não uma organização. Todas as religiões
que existem, e elas não são em número pequeno – há trezentas religiões no
mundo –, todas elas são rochas mortas. Elas não fluem, não mudam, não se
movem com os tempos. E qualquer coisa que esteja morta não vai ajudar você, a
menos que queira fazer um túmulo; então talvez a rocha possa ser útil.

Todas as assim chamadas religiões têm feito túmulos para você, destruindo a sua
vida, o seu amor, a sua alegria e enchendo a sua cabeça com fantasias, ilusões e
alucinações a respeito de Deus, do céu e do inferno, da reencarnação e de todos
os tipos de asneira.

Confio na fluência, na mudança, no movimento... porque essa é a natureza da
vida. Ela conhece apenas uma coisa permanente, que é a mudança. Só a
mudança nunca muda, todo o resto muda. No outono, as árvores ficam nuas;
todas as folhas caem sem reclamação; silenciosamente, em paz, elas se unem
outra vez à terra de onde vieram. As árvores nuas contra o céu têm uma beleza
própria, e deve haver uma tremenda confiança em seus corações, pois elas
sabem que, se as folhas velhas foram embora, as novas virão; e logo folhas
novas, mais jovens e mais delicadas, começam a surgir.

Uma religião não deveria ser uma organização morta, mas um tipo de religiosidade,
uma propriedade que inclui verdade, sinceridade, naturalidade, um profundo
relaxamento em relação ao cosmos, um coração amoroso, uma afabilidade para
com o todo. Para isso, nenhuma escritura sagrada é necessária.

Na verdade, não há escrituras sagradas em lugar nenhum. As assim chamadas
escrituras sagradas nem mesmo provam ser boa literatura. É bom que ninguém as
leia porque elas estão cheias de pornografia.

Uma religiosidade autêntica não precisa de profetas, salvadores, livros sagrados,
igrejas, papas ou sacerdotes, porque religiosidade é o florescer do seu coração, é
chegar ao centro do seu próprio ser. E, no momento em que você chega ao centro
do seu próprio ser, há uma explosão de beleza, de bênção, de silêncio, de luz.
Você começa a se tornar uma pessoa totalmente diferente. Tudo o que era escuro
em sua vida desaparece, e tudo o que era errado também desaparece. O que
quer que você faça é feito plenamente e com absoluta consciência.

Eu conheço apenas uma virtude, que é a consciência. Se a religiosidade se
espalhar por todo o mundo, as religiões desaparecerão. E será uma enorme
bênção para a humanidade quando o homem for simplesmente homem, nem
cristão, nem muçulmano, nem hindu. Essas demarcações, essas divisões, têm
sido a causa de milhares de guerras ao longo da história. Se você revir a história
do homem, não poderá resistir à tentação de dizer que vivemos no passado de
uma maneira insana. Em nome de Deus, em nome das igrejas, em nome de
ideologias que não têm evidência alguma, as pessoas têm matado umas às
outras.

A religião ainda não aconteceu no mundo. A menos que a religiosidade se torne o
próprio ambiente da humanidade, não haverá religião. Mas eu insisto em chamá-la
de religiosidade para que não se torne organizada. Você não pode organizar o
amor. Já ouviu falar em igrejas de amor, templos de amor, mesquitas de amor? O
amor é um caso individual com outro indivíduo. E religiosidade é um caso de amor
maior do indivíduo em relação ao cosmos.
.
.
.

NOBEL E DEPENDÊNCIA

Livro: OSHO – Beyond Psychology (Cap. 32 – Pergunta 1) - Tradução: Sw. Bodhi Champak


Eu não aceitarei qualquer prêmio Nobel. Toda essa condenação de todas as nações ao redor do mundo, de todas as religiões, é mais valiosa para mim. Aceitar o prêmio Nobel significa que eu estou me tornando dependente – agora eu não estarei mais satisfeito comigo mesmo, mas sim com o prêmio Nobel. Neste exato momento eu só posso estar satisfeito comigo mesmo, nada mais existe com que eu possa me satisfazer.


Dessa maneira você se torna um indivíduo. Para ser um indivíduo, viva em total liberdade, apoiado em seus próprios pés, beba a sua própria fonte. Isso é o que torna um homem verdadeiramente centrado, enraizado. Este é o início do seu florescimento supremo. Essas pessoas tidas como reconhecidas, honradas, estão cheias de lixo e de nada mais. Mas elas estão cheias do lixo que a sociedade quer que elas estejam repletas – e a sociedade as compensa lhes dando premiações.


Qualquer homem, que tem algum senso de sua individualidade, vive pelo seu próprio amor, pelo seu próprio trabalho, sem se preocupar com o que os outros pensam a respeito. Quanto mais valioso for o seu trabalho, menor será a chance de obter alguma respeitabilidade para com ele. E se o seu trabalho for o trabalho de um gênio, então você não verá nenhum respeito enquanto viver. Você será condenado enquanto viver... Depois de dois ou três séculos, erguerão estátuas para você, os seus livros serão respeitados – porque demora quase dois ou três séculos para a humanidade compreender o tamanho da inteligência que um gênio tem hoje. O espaço de tempo é grande.


Sendo respeitado por idiotas, você terá que se comportar de acordo com suas maneiras e expectativas. Para ser respeitado por essa humanidade doente, você terá que ser mais doente que ela. Então eles irão respeitá-lo. Mas, o que você irá ganhar? Você perderá a sua alma e nada ganhará."
.
.
.

PSICANÁLISE E ASTROLOGIA

Livro: Consciência - A chave para viver em equilíbrio (trecho do cap. 05)

Psicanálise e astrologia – a astrologia tenta dar certezas quanto ao futuro e a psicanálise tenta reformular ao passado. Nenhuma das duas é ciência. Ambas são impossíveis, embora tenham milhões de seguidores – porque o ser humano gosta disso! Ele quer conhecer o futuro, por isso procuram o astrólogo, consulta o I Ching, vai ao tarólogo, e existem milhares de caminhos para a pessoa enganar a si mesma, se fazer de tola. E existem pessoas que dizem que podem mudar o passado – ele as consulta também.

Depois de deixar essas duas coisas de lado, você se livra de muita bobagem. Você não procura nem o psicanalista ou o astrólogo. Você sabe que o passado ficou para traz – você também o deixou para traz. E o futuro não aconteceu ainda, Quando acontecer, você verá – não há nada que você possa fazer a respeito dele agora.Tudo o que pode fazer é desperdiçar o momento presente, que é o único momento verdadeiro que você tem.

.
.
.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

REBELIÃO: LUTA OU COMPREENSÃO?

Trecho da palestra Rebelião não é luta, é pura compreensão


Por exemplo, se os seus pais ensinaram você a ficar limpo e tomar um banho todo dia, e mais isso e mais aquilo, e se foi ensinado a você desde pequenino que a limpeza está próxima de Deus; o que você fará, se um dia você começar a se rebelar? Você vai parar de tomar banho. Você vai começar a viver imundo.


Isso é o que os Hippies seguiram fazendo ao redor do mundo. Eles pensavam que isso era rebelião. Eles passaram para o outro extremo. A eles foi ensinado que a limpeza era divina; agora eles estão pensando que a imundície é divina, que a sujeira é divina. De um extremo, eles passaram para o outro. Isso não é rebelião. Isso é raiva, isso é ira, isso é desforra.

Enquanto você estiver reagindo aos seus pais e às suas idéias de limpeza, você ainda está apegado àquelas mesmas idéias. Elas ainda estão dentro de você, elas ainda têm um poder sobre você, elas ainda são dominante, elas ainda são decisivas. Elas ainda decidem a sua vida, embora você tenha se tornado o oposto delas; mas elas decidem. Você não pode tomar um banho tranqüilo, pois você se lembrará de seus pais que o forçavam a tomar banho todos os dias. Agora você não quer tomar mais banho, de jeito algum.

Quem está dominando você? Ainda os seus pais. O que eles fizeram com você, você ainda não foi capaz de desfazer. Isso é uma reação, isso não é rebelião. Então o que é rebelião? Rebelião é pura compreensão. Você simplesmente compreende qual é o caso. Então você não fica mais obcecado por limpeza, e isso é tudo. Isso não quer dizer que você vá se tornar sujo. A limpeza tem sua própria beleza. Mas a pessoa não deve ficar obcecada por ela, porque obsessão é doença.

Por exemplo, uma pessoa lavando suas mãos continuamente por todo o dia - isso é neurose. Lavar as mãos não é uma coisa ruim, mas lavar suas mãos por todo o dia é loucura. Mas se, de lavar as mãos por todo o dia, você passar a não lavá-las; se você parar de lavá-las para sempre, então de novo você terá caído na armadilha, num outro tipo de loucura, o tipo oposto.

Um homem de compreensão lava suas mãos quando é necessário, ele não está obcecado com isso. Ele é simplesmente espontâneo e natural a respeito disso. Ele vive inteligentemente e isso é tudo.
.
.
.
.

sábado, 15 de novembro de 2008

SIGA SUA NATUREZA

Trecho de palestra (junho, 1979)

"Esta é uma das mais belas declarações: 'Olhe para o seu coração. Siga a sua natureza'. Buda não está dizendo, siga as escrituras. Ele não está dizendo, siga-me. Ele não está dizendo, siga certas regras de conduta. Ele não está ensinando a você qualquer moralidade. Ele não está tentando criar um certo caráter em você, porque todo caráter é uma bela cela de uma prisão. Ele não está dando a você um certo caminho para viver. Em vez disso, ele está lhe dando coragem para seguir a sua própria natureza. Ele quer que você seja corajoso o bastante para ouvir o seu próprio coração e seguir, de acordo com ele.

'Siga a sua natureza' quer dizer: flua com você mesmo. Você é a escritura... e escondido lá no fundo de você ainda está uma pequena voz. Se você se tornar silencioso, você será guiado por ela.

O Mestre tem apenas que tornar você consciente de seu Mestre interior. Aí a sua função estará completa. Aí ele poderá deixar você consigo mesmo, ele poderá mandar você de volta para você mesmo. A proposta de um Mestre não é escravizar um discípulo, a proposta de um Mestre é libertá-lo, é lhe dar total liberdade. E essa é a única possibilidade de se atingir a liberdade total: 'Siga a sua natureza'.

Por 'natureza', Buda quer dizer Dhamma. Assim como é da natureza da água fluir para baixo e é da natureza do fogo se expandir para o alto, assim existe uma certa natureza escondida dentro de você. Se todos os condicionamentos que foram impostos a você pela sociedade forem removidos, de repente você irá descobrir a sua natureza.

A sua natureza é tornar-se Deus. Ais Dhammo sanantano - essa é a lei eterna e inesgotável: sua natureza é tornar-se Deus. O homem é um Deus em potencial, um bodhisattva. O significado do homem é tornar-se Deus. Menos do que isso não irá satisfazer você, menos do que isso não terá utilidade. Você pode ter todo o dinheiro do mundo, todo o poder, todo o prestígio possível, e ainda assim você permanecerá vazio. A não ser que a sua natureza divina floresça, abra os seus botões, a não ser que você se torne um lótus, mil pétalas de lótus, a não ser que a sua divindade seja revelada a você, você nunca estará satisfeito.

Ao homem religioso comum é dito para que permaneça satisfeito e contente, em qualquer que seja a situação. Os chamados santos religiosos seguem ensinando às pessoas: 'fique satisfeito'. A satisfação é um de seus ensinamentos fundamentais. Esse não é o caminho dos verdadeiros Mestres.

O Mestre verdadeiro cria o descontentamento em você, um tal descontentamento que nada neste mundo poderá satisfazê-lo. Ele cria um tal anseio em você, que a não ser que você alcance o máximo, você irá permanecer sem fogo, sem chama. Ele cria dor em seu coração, ele cria angústia... porque a vida está escorregando a todo momento, e cada momento que se foi, se foi para sempre, e você ainda não alcançou Deus e mais um dia já se passou.

Ele cria um tal anseio profundo em você, uma tal dor em seu coração! Ele cria lágrimas em seus olhos, porque somente através desse divino descontentamento, você irá se mover, você dará o salto quântico, o salto maior em direção ao desconhecido. Somente através desse divino descontentamento é que você reunirá todas as suas energias e se arriscará, indo até a aventura maior que é descobrir quem você é.

Siga a sua própria natureza. A sua natureza é a consciência. Mas os padres disseram a você: siga certas regras de conduta, os Dez Mandamentos, siga certos princípios, não a sua natureza. Os padres têm muito medo da sua natureza, porque se você seguir a sua natureza você irá sair de seu controle, você não será mais um escravo. Você não irá mais às igrejas, aos templos e aos mosteiros, e você não irá mais ouvir seus estúpidos padres, políticos, os chamados líderes. Eu digo que eles são os 'chamados líderes' porque o que na verdade está acontecendo é que pessoas cegas estão guiando pessoas cegas.

Se você ouvir à sua própria natureza, você não irá ouvi-los mais. Se você conhecer a sua própria voz interior, você se tornará livre. Então, a sua voz interior tem que ser esmagada, destruída, completamente destruída, ou pelo menos distorcida de tal maneira que mesmo se você ouvi-la, você não poderá entendê-la. E eles têm sido bem sucedidos. A não ser que você lute arduamente contra eles, não haverá possibilidade de sucesso. A exploração deles é tão velha, a opressão deles é tão antiga, as estratégias deles são tão espertas... e eles têm um poder infinito em suas mãos. E quem é você individualmente contra eles?

Mas se você for para dentro, se você ouvir o seu coração, você irá alcançar um tal poder que nenhum poder na Terra poderá escravizá-lo de novo. Siga a sua natureza. Mas como seguir a sua natureza, se você não sabe o que ela é? E não lhe é permitido saber o que ela é! Você recebeu instruções precisas sobre o que fazer: o que comer, quando levantar-se de manhã, quando ir para a cama...

Você recebeu instruções precisas. Aquelas instruções, se seguidas, fazem de você um escravo. Se não seguidas, fazem de você um criminoso. Se seguidas, você se torna um santo, mas um escravo. As pessoas irão adorá-lo, respeitá-lo, mas todo esse respeito é um entendimento mútuo: 'Se você seguir as nossas instruções, nós respeitaremos você. Se você não seguir, você irá para a prisão.'
.
.
.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

NÃO FIQUE TRISTE, FIQUE IRRITADO!

Livro: Uma Farmácia para a Alma (trecho do cap. 6)

A raiva e a tristeza são a mesma coisa. A tristeza é a raiva passiva e a raiva é a tristeza ativa. É difícil para uma pessoa triste ficar irritada. Se você conseguiu se irritar em vez de ficar triste, sua tristeza desaparecerá imediatamente. Da mesma forma, é muito difícil uma pessoa irritada ficar triste. A tristeza é um antídoto para a raiva.

Em todas as nossas emoções permanece uma polaridade básica – homem e mulher, yin e yang, macho e fêmea. Raiva é um sentimento masculino e a tristeza, um sentimento feminino. Assim, se você estiver em harmonia com a tristeza, será difícil deslocar-se em direção à raiva, mas eu gostaria que você tentasse. Coloque-a para fora, deixe-a agir. Faça o que for necessário, mas coloque a raiva para fora!

Se você conseguir oscilar entre a raiva e a tristeza, conseguirá uma transcendência sobre elas e poderá, então, observar os jogos e escaramuças desses dois sentimentos e ir além de ambos. Mas primeiro você precisa se mover com facilidade nesse cenário. Caso contrário, a tendência é que você se entristeça – e isso dificulta a transcendência.

Lembre-se de que quando duas energias opostas são semelhantes – uma é o espelho da outra – é muito fácil se livrar delas. Na medida em que a tristeza e a raiva lutam entre si, acabam se anulando mutuamente, o que o deixa livre para sair desse círculo vicioso. Mas se houver 70% de tristeza e 30% de raiva, as coisas se tornam muito difíceis porque isso significa que restarão 40% de tristeza e, nesse caso, você não poderá sair da situação com facilidade. Esses 40% ficarão dentro de você.

.

.

.

O QUE É O AMOR?

O que é o amor? Eu não sei.

Tudo que sei é que experimentar o amor é uma das mais belas experiências da vida. Para vivenciarmos o verdadeiro amor, quatro passos devem ser celebrados.

O primeiro passo é: esteja aqui e agora... Porque o amor só é possível aqui e agora.

O segundo passo em direção ao amor é libertar-se dos sentimentos negativos... Porque muitas pessoas amam, mas seu amor está contaminado por sentimentos como ciúme, possessividade, medo.

O terceiro: compartilhe... O amor é uma fragrância a ser compartilhada, irradiada. O amor não pode ser acumulado; ele só pode ser compartilhado.

E o quarto: seja um nada. Somente quando você está vazio de você, há o amor.

Quando você está cheio de ego não é possível amar. O amor e o ego não podem existir juntos.É impossível o amor e o ego estarem juntos porque amor e Deus são sinônimos. Somente uma pessoa que aprendeu a amar é madura. Uma pessoa madura não "cai de amor", ela se "eleva no amor".

E quando duas pessoas maduras estão se amando, um dos maiores paradoxos da vida acontece. Elas estão juntas, são quase um, mas esta unidade não destrói a individualidade. Na verdade realça. Duas pessoas maduras em verdadeiro amor ajudam-se mutuamente a se tornarem mais livres, mais plenas, mais completas.


.


.

sábado, 1 de novembro de 2008

INOCÊNCIA E MATURIDADE

Livro: Maturidade (trecho do cap. 01)

Maturidade é o mesmo que inocência, com uma diferença apenas: trata-se de inocência reivindicada, inocência resgatada. Toda criança nasce inocente, mas toda sociedade a corrompe. Toda sociedade, até agora, exerceu uma influência corruptora sobre as crianças. Todas as culturas dependeram da exploração da inocência da criança, de explorar a criança, de torná-la um escravo, de condicioná-la a seus propósitos, seus fins – políticos, sociais, ideológicos.
Todo seu esforço foi desprendido em recrutar a criança como um escravo para algum propósito. Esses propósitos são decididos pelos interesses adquiridos. Os padres e os políticos envolveram-se numa conspiração profunda e têm trabalhado juntos nisso.
No momento em que a criança começa a se tornar parte da nossa sociedade, ela começa a perder algo imensamente valioso; ela começa a perder contato com Deus. Torna-se cada vez mais afastada dele em seus pensamentos, esquece tudo a cerca do coração – e o coração é a ponte que conduz ao Ser. Sem ele, você não pode alcançar o seu próprio Ser – é impossível.
.
.
.
.
.

REPRESSÃO E PORNOGRAFIA

Livro: Saúde Emocional (trecho do cap. 02)

Você já notou um simples fato? Se você tiver a foto de uma linda cadela e mostrá-la a um cachorro, ele não se mostrará nem um pouco interessado. Os cães não são playboys. Não que eles não gostem das cadelas; eles adoram, mas não se interessam por uma foto, por pornografia. Para criar pornografia você precisa dos santos. Primeiro reprima o instinto sexual, o instinto natural, e diga às pessoas que elas são erradas e más. Quando elas reprimem seus instintos sexuais, o instinto reprimido encontra válvulas de escape.

Ora, não é fácil sair por aí e ficar observando as mulheres bonitas que passam na rua. Então, o que fazer? Trancar-se no quarto e folhear a Playboy. É mais seguro; ninguém vai ficar sabendo. Você pode esconder a sua Playboy dentro da Bíblia e fingir que está lendo a Bíblia.

Só o ser humano é pornográfico. Nenhum outro animal é. Esses são simples fatos.
E quem fez com que o homem ficasse pornográfico? Os primitivos não se interessam por pornografia – pelo menos ainda não. As mulheres vivem nuas e andam nuas para lê e para cá, sem medo nenhum. Então, que tipo de civilização é essa em que você diz que vive? Uma mulher não pode andar na rua sem levar um beliscão no traseiro, sem ser tratada de um jeito desumano. Uma mulher não pode andar à noite sozinha, e isso é civilização? As pessoas vivem simplesmente obcecadas por sexo vinte e quatro horas por dia.


Quem provocou essa obsessão no ser humano? Os animais são sexuais, mas não obsessivos; eles são naturais. Quando o sexo se torna uma obsessão, ele assuma formas pervertidas, e essas formas pervertidas estão enraizadas nos moralizadores e em seus ensinamentos.Os religiosos nunca confiaram na natureza humana. Eles falam sobre confiança, mas nunca vivem com confiança. Eles confiam nas regras, nas leis; nunca no amor. Falam sobre Deus, mas isso não passa de conversa fiada. Confiam na polícia, na justiça. Confiam no fogo do inferno. Confiam em criar medo e criar ganância. Se você é virtuoso, bem e moralista, então você vai para o céu e conhece todos os prazeres do paraíso. Ou, se você é imoral, vai sofrer no fogo do inferno – e eternamente, lembre-se, para todo sempre. Essas coisas estão enraizadas no medo e na ganância. Essas pessoas têm manipulado e mente humana por meio do medo e da ganância.
.
.
.
.
.